Publicado às 19h31 desta sexta (10)

Após o FAROL receber fotos de um acidente na rotatória da Afonso Magalhães, ocorrido na noite da última quarta (8) [veja aqui], a Prefeitura de Serra Talhada emitiu nota esclarecendo o projeto da obra e como tudo se encaminha para a resolução de eventuais problemas que estejam ocorrendo no momento, enquanto os trabalhos estão em curso. Vale a pena conferir!

NOTA DE ESCLARECIMENTO

É de conhecimento da população que a Av. Afonso Magalhães está em processo de obras para implantação de uma ciclofaixa que irá oferecer mobilidade urbana aos ciclistas, além de está tomando forma como ponto nodal para estabelecer um fluxo direcionado de veículos a partir da rotatória implantada.

No episódio isolado ocorrido na noite de quarta-feira (08/12), é necessário avaliar a condução inadequada/desatenção do veículo que, tendo ciência do trecho em obras, deve manter velocidade reduzida, observando com atenção as placas de trânsito existentes, os cruzamentos e, em especial, a rotatória, onde no horário do acontecimento, por volta das 20h30, apresenta baixo fluxo de veículos que a usam para ter acesso direto aos bairros circunvizinhos.

Veja também:   Trio surpreende morador e invade casa no centro de ST para roubar

Necessário observar, por outro lado, que no vídeo que circulou nas redes sociais, é clara a afirmação da existência de placas de advertência quanto as obras, tendo o veículo destruído uma delas. Assim, não há como imputar falha ou erros nas melhorias do tráfego que estão sendo implementadas, e que somente ao término das obras serão sentidas pela população.

Por outro lado, quando a configuração da Av. Afonso Magalhães antes das obras era com 6,95 metros de faixa de rolamento nas duas direções da via, tendo o canteiro central cerca de 2 metros de largura. Com a implantação da ciclofaixa o canteiro foi reduzido de acordo com os parâmetros do plano de arborização municipal, logo se eventualmente ocorrer de uma das árvores danificar a estrutura da via, possivelmente será a partir de uma espécie exótica invasora que não é adequada para espaços urbanos, públicos ou privados.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

No entanto, todas as adaptações foram feitas de forma segura para preservar todas as árvores da avenida. A ciclofaixa que terá seu percurso desde as proximidades do viaduto até a Praça Manoel Pereira Lins divide espaço com a via, que após as adaptações deverá ter 1 metro de largura, com 6,60 metros de avenida e 80 centímetros de largura no canteiro central. Na rotatória as pontas de quadra apresentam distância mínima de tangente da rotatória de 7 metros, dimensão superior a largura da via anteriormente, o que torna executável sua implantação que tem circunferência suficiente para o giro de carros de médio porte.

O trajeto da ciclovia não cruza somente pelo eixo da rotatória, mas também entre os cruzamentos de toda avenida, o que torna sem fundamento o questionamento do arquiteto consultado pela matéria, que de acordo com seu raciocínio, para manter a segurança dos ciclistas se deveria não somente fechar o trecho da rotatória, mas fechar todos os cruzamentos da avenida, desconsiderando projetos correlatos de outras localidades que possuem a configuração aplicada e tem pleno funcionamento entre os veículos e ciclistas, que por sua vez também precisam respeitar a sinalização de trânsito, visto que dispõem de equipamento próprio para mobilidade na via.

Veja também:   Mulher é espancada após quebrar celular do marido em Calumbi

Att.
Prefeitura de Serra Talhada