O escritório da Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe) instalado em Serra Talhada, na rua Enock Ignácio de Oliveira, conta com apenas um funcionário para fazer todo o trabalho burocrático do órgão. Os quatro funcionários que eram cedidos pela Prefeitura de Serra Talhada foram devolvidos após o resultado das urnas no dia 7 de outubro. Entre eles, dois técnicos de Processo Judiciário (TPJ) que trabalhavam desde 2009 e agilizavam   liberação de documentos. Os  funcionários garantem que a motivação do ato é política uma vez que todos votaram no candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Luciano Duque.

“Fomos surpreendidos com esta decisão que veio do Recife. É claro que isto foi uma retaliação política porque votamos no PT”, disse um dos funcionários que não quis ser identificado. Ele se diz preocupado com os prejuízos que isto vai provocar para o comércio e usuários da Jucepe, uma vez que apenas um funcionário não vai dar conta da demanda burocrática. “Quem mais vai sofrer são os contadores de Serra Talhada e região. Com a nossa equipe trabalhando, um processo de abertura de firmas levava no máximo uma hora para ser liberado”, afirmou o servidor.

A Junta Comercial do Estado de Pernambuco era uma antiga reinvidição dos contadores e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Antes, todo o trabalho era feito em Recife e na cidade de Salgueiro. A junta veio após uma ação da CDL e intervenção do deputado Inocêncio Oliveira. No mesmo prédio funciona a Agência do Trabalho e Emprego, onde há rumores que a coordenadora também poderá ser afastada por retaliação política.