*com assessoria
 
Itaú, OI, Claro, Bradesco e TIM foram as cinco primeiras empresas, no País, que  mais registraram reclamações de clientes em 2011, conforme o Boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça, divulgado na última segunda-feira (16).
 
De acordo com o Sindec, mais de 1,6 milhões de atendimentos foram realizados através de serviços mantidos por órgãos de defesa do consumidor (Procons) em 23 estados e no Distrito Federal. São 346 locais espalhados por 212 cidades brasileiras.O Boletim informa as principais áreas da economia que levaram os consumidores a procurarem as instituições e os principais problemas enfrentados.
 
Os setores da economia que mais geraram demandas são: cartão de crédito (9,21%), telefonia celular (7,99%), banco comercial (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelho celular (5,44%). Neste universo, o principal problema que leva o consumidor brasileiro a procurar o Procon são as cobranças, cerca de 35,46%, e as reclamações são por conta da falta de informação sobre valores, cobranças duplicadas e outros problemas.
 
Em segundo lugar, com 19,99%, há problemas com ofertas, depois tem 11,62% com contratações (alterações unilaterais, descumprimento de ofertas e enganos em peças publicitárias) e 11,19% com qualidade (vício, defeitos e garantias de produtos).

Boletim – O Boletim SINDEC é elaborado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC, da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça (www.mj.gov.br). O DPDC é um organismo de coordenação da política do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC).

 As  5 primeiras empresas que receberam mais cobranças e reclamações em 2011: