Foto: Assessoria de Comunicação
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerra, nesta sexta-feira (4) uma capacitação com todos os servidores da saúde cujo foco principal foi a humanização no atendimento. A capacitação que teve início nessa quarta-feira (2), também envolveu os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF).
Segundo a Piscologa Katarina Rodrigues, o acelerado processo de desenvolvimento tecnológico na área da Saúde, a singularidade do paciente — emoções, crenças e valores — passaram a ser segundo plano por alguns profissionais, seja na rede pública ou privada.
“É essa realidade que buscamos mudar em Serra Talhada”, explica a psicóloga, que completa: “É sabido que muitos problemas dos pacientes podem ser resolvidos, ou atenuados, quando se sentem compreendidos e respeitados pelos profissionais. Quando há uma falta de acolhimento e de continência a seus aspectos emocionais, o paciente pode conduzir ao abandono ou à rejeição ao tratamento”, explica Katarina.
Concordando com as explicações da piscóloga. A Secretaria de Saúde, Márcia Conrado, completou dizendo que “a relação profissional-paciente tem especial importância no processo de adesão ao tratamento”.
“A humanização é um processo amplo, demorado e complexo, ao qual se oferecem resistências, pois envolve mudanças de comportamento, que sempre despertam receio e medo. Por isso estamos cuidando de quem cuida. Capacitando-os para melhor atender e a população serra-talhadense é quem ganha”, conclui Márcia.
Farol com informações da Assessoria
15 comentários em Saúde realiza capacitação de servidores para humanizar atendimento em ST