Por Jéssica Guabiraba, Especial para o Farol

Delaine Moura, 42 anos, servidora pública, iniciou um projeto em Serra Talhada que vem fazendo a diferença, na parceria com algumas professoras. O projeto chama-se “Brincando para entender o sentir”, onde esse grupo irá disponibilizar para várias creches, afim de ajudar as crianças que estão passando por esse momento de pandemia.

A culminância do projeto será feita toda de forma remota. É previsto para a segunda semana de outubro e irá contar com a ajuda de uma equipe muito preocupada com a saúde mental das crianças em momento de isolamento. Elas pensaram no projeto, pelo fato de crianças muitas vezes não conseguirem expressar o que estão sentido, o principal objetivo do grupo é justamente ajudar as crianças a se expressarem melhor, em relação ao que se sente.

Delaine Moura, 42 anos, Coordenadora Pedagógica da Creche Municipal São João Batista, uma das idealizadoras desse projeto fala um pouco sobre esse nosso passo para educação infantil.

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“O Projeto é fruto de um sonho de alguém apaixonada pela educação. Em meu caminhar pedagógico sempre atentei para a importância e valor das emoções e sentimentos, da criança como sujeito e agente protagonista de sua vida. Então pensar e garantir essa proposta é um grande desafio enquanto escola, família e aluno. Com a orientação e vários diálogos da profissional Érika Cardeal definimos a temática, articulando a tríade, escola, família e aluno para a compreensão das emoções na educação infantil, nossos objetivos são proporcionar a tríade a vivência e compreensão das emoções, como enfrentar cada emoção com equilíbrio e sabedoria”, disse a coordenadora.

Já Érika Cardeal, 21 anos, Cuidadora da Creche Municipal São João Batista, também revelou detalhes da ação inovadora.

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“Este projeto surge com uma proposta do que se entende pelo ato do cuidado, aqui colocamos um pouco sobre a ética do cuidar através da própria pedagogia, aquela que amplia, possibilita, empodera, compreende, auxilia e principalmente, a pedagogia flexível e adaptável ao sujeito a partir das suas influências sociais, psicológicas, biológicas e todos os significados que ele atribui a isso, sem necessariamente limita-lo a esses fatores. Acredito que o elemento-chave desse projeto é justamente esse cuidado que transcende a técnica tradicional de ensinar e aprende, é mais sobre aprender a acolher o sujeito verdadeiramente como ele é, se ver e principalmente se relaciona com o mundo, unido a prática educacional”, disse Érika Cardeal, acrescentando:

“Devido a isso, o projeto foi elaborado com um foco  na compreensão das diferentes formas de sentir, desenvolvido através de métodos humanizados, acolhedores presentes na educação infantil que priorizam o protagonismo de cada criança em seu processo, bem como, a desconstrução de algumas ideias que se tem sobre as emoções ainda na infância, já que se pensa a escola como uma forma de produzir e atribuir sentido  nessa fase, além disso o projeto busca refletir sobre qual o papel da escola na contemporaneidade no que se refere ao cuidado”.

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Lembrando que esse projeto não foi feito só por Érika e Delaine, foi elaborado por um grupo de professoras de mais de uma creche e são elas: Cleciana Queiroz, Maysa Costa, Elza Leal e Teresa Raquel.