Uma triste situação vem colocando em risco a vida de dezenas de serra-talhadenses que buscam a agência regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na praça Sérgio Magalhães no Centro de Serra Talhada.

Nesta sexta-feira (30), o FAROL foi procurado por usuários revoltados com a falta de estrutura do estabelecimento para atender a demanda da cidade. O estudante Matheus Carvalho, 17 anos, é um dos que se sentiram prejudicados.

Ele conta que a população está sendo obrigada a esperar na porta da agência do MTE durante a madrugada para ser atendida por ordem de chegada a partir somente das 8h. “Cheguei na fila hoje às 4h da manhã e já tinha gente esperando desde às 2h da manhã. Isso é um absurdo! Inclusive tinha gestante na fila esperando o órgão abrir. E eu só fui atendido às 10h”, desabafou.

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O jovem, que buscou o MTE para tirar pela primeira vez a carteira de trabalho, sugere que os atendimentos sejam agendados para evitar o constrangimento das filas durante a madrugada. “Eles só estão distribuindo 14 fichas na repartição. Ou seja, mesmo se a pessoa chegar de madrugada e esperar pode não ser atendido por que são muito poucas fichas distribuídas. É preciso aumentar o número de fichas”, alertou.

O OUTRO LADO

O FAROL conversou com o gerente da repartição, Francisco Adolfo, que pediu paciência aos usuários porque, segundo ele, a situação deve melhorar a partir de fevereiro de 2017 com a chegada de mais um equipamento para a emissão de carteiras. O chefe da repartição reforçou ainda que dois dos seus funcionários estão de férias, o que também vem dificultando a agilidade no atendimento.

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“As carteiras informatizadas levam um tempo para ficarem prontas, mesmo assim, ainda conseguimos entregar em 48h, quando outras cidades do Sertão entregam com 15 dias. Como é um processo demorado, abrimos atendimento para 15 fichas porque é o quantitativo que conseguimos fazer no momento com apenas uma máquina. Mas isso vai mudar porque receberemos um novo equipamento a partir de fevereiro e com isso conseguiremos atender o dobro, ou seja, 30 pessoas por dia”, justificou.

Sobre a questão da aplicação de atendimento agendado, Francisco Adolfo discordou. “Acredito que o agendamento não dá certo porque acho mais justo por ordem de chegada. Peço paciência às pessoas, pois a partir de fevereiro o governo federal nos garantiu enviar mais uma máquina de emissão de carteira para Serra Talhada”.

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