Já escolheu seu candidato (a) deputado estadual?; provoca Mendes

Por Thiago Mendes, Oficial de Justiça, especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública

Há pouco menos de um ano das eleições gerais, que ocorrerá em 04 de outubro de 2026, muitos eleitores ainda não escolheram seu candidato. Os critérios para escolha são os mais variados possíveis, alguns votam em função de um parentesco, outros analisam a atividade política, a vida pregressa, ideologia partidária e outra gama de preceitos e padrões.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

No entanto, o critério que predomina para muitos, seria a resposta a seguinte questão: vale a pena votar em um candidato que seja filho de Serra Talhada? No cenário político atual, o que se comenta nos bastidores, é que, três candidatos a deputado estadual preenchem esse critério, e com chances reais de serem eleitos.

Buscando sua reeleição, Luciano Duque vem fazendo um mandado sólido, tendo ampliado sua base eleitoral em diversos municípios. Tem uma atuação legislativa forte, sendo autor de diversos projetos de lei. Junto ao Governo Raquel Lyra, tem conseguido importantes obras para Serra Talhada, como a construção da Maternidade Socorro Godoy, um equipamento com custo total estimado em mais de R$ 120 milhões de reais, como também, a ordem de licitação para a construção da tão sonhada obra do Instituto de Medicina Legal, um anseio antigo da população Serratalhadense.

Embora sem mandado, o líder do Avante em Pernambuco, o ex-deputado Sebastião Oliveira, é outro nome com chances reais de seu retorno a ALEPE. Conhecido como “O Deputado das Grandes Obras”, Sebastião atuou forte em obras como a pavimentação das estradas de Santa Rita e Bernardo Vieira. Mas, talvez, seu maior legado, seja seu empenho e dedicação na concretização da Construção do

Aeroporto de Serra Talhada, estruturando o mesmo para receber voos comerciais, obra que atraiu vários empreendedores e profissionais liberais para atuarem na Capital do Xaxado, dando um verdadeiro “boom” na economia local.

Outro nome bastante badalado, seria o de Breno Araújo, esposo da atual Prefeita, Márcia Conrado. O mesmo conta com o apoio de uma base forte que reelegeu Márcia para seu segundo mandado. Além disso, Breno vem percorrendo todo o estado, conseguindo apoios do litoral ao sertão. Conhecida como “A Destravadora de Obras”, onde poderíamos citar vários exemplos, cito aqui o complexo residencial Vanete Almeida. Márcia sempre teve como braço direito seu esposo Breno, que foi um dos principais coordenadores da campanha à reeleição da mesma. Com esse perfil, Breno certamente, buscará trazer recursos para Serra Talhada.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

Fica então a pergunta. Se os nomes citados acima, não fossem de Serra talhada ou não tivessem um vínculo especial com essa terra, teríamos aqui um Aeroporto? A construção de uma Maternidade de grande porte? Quanto a Breno, caso eleito seja, será que não vai buscar obras de grande envergadura para nossa cidade, como faz sua esposa Márcia?