Do CNN

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) conversou por telefone com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, nesta segunda-feira (18).

“Eu o informei sobre a situação no front. Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos ucranianos para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia“, publicou Zelensky no Twitter após a ligação.

O líder ucraniano também reforçou seu pedido recorrente de que os países apliquem sanções contra os russos.

“Peço à todos os parceiros que se juntem às sanções contra o agressor”, concluiu o tweet de Zelensky.

Veja também:   Patrulha Rural já contribui para redução do números de assaltos em ST

A CNN procurou o Palácio do Planalto para comentar a conversa telefônica, mas ainda não teve retorno.

 

Bolsonaro diz que telefonema será “segredo de Estado”

“Eu não sei o que ele vai falar comigo, o Zelensky, né? Mas eu pretendo falar para ele o que que eu acho, né? E se perguntar para mim alguma coisa, onde podemos colaborar, eu vou dar a minha opinião, já que só vou dar se ele pedir.”

“Isso não pode vazar, é segredo de Estado, assim como a minha conversa com o (presidente russo, Vladimir) Putin, levou três horas, falamos muita coisa”, acrescentou.

Veja também:   Ex-secretária fala sobre 16 dias numa UTI em ST

O presidente disse que o contato deve ser acompanhado apenas pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e um intérprete. Sobre o teor da conversa, Bolsonaro afirmou que não sabe ao certo o que o presidente ucraniano planeja.

 

“É solidariedade à Ucrânia”, diz Mourão sobre conversa de Bolsonaro e Zelensky

“Eu acho que é solidariedade à situação que a Ucrânia está vivendo, situação difícil. A infraestrutura do país sendo destruída pelo conflito. Acho que é mais ou menos por aí que o presidente vai conversar”, afirmou.

Veja também:   FBC é condenado pelo Tribunal de Contas