Após a denúncia veiculada no FAROL esta semana, a Vigilância Sanitária vai fiscalizar o local de abates de animais no distrito de  Água Branca, em Serra Talhada, e deverá interditar o açouque que funciona também como matadouro. A denúncia foi feita pelo vereador Paulo Melo, que  se indignou com as cenas de sujeira no local. Segundo o coordenador daVigilância Sanitária, Laércio Terto, toda a equipe já vem fazendo um trabalho de fiscalização nos abatedouros da zona rural, desde o mês passado.

“Quando o vereador veio com esta informação nós já estavámos voltando. Interditamos, por exemplo, o matadouro do distrito de Varzinha no último dia 25 de outubro”, disse Laércio, confirmando que todas as unidades de abate na zona rural serão fiscalizadas. Laércio Terto, que é médico veterinário, garante que nenhum distrito  atende os pré-requisitos da Vigilância sanitária. Entretanto, o que mais preocupa é o abate para comercialização de carnes.

“Se um cidadão realiza o abate de um animal, sem a inspeção da vigilância sanitária, está cometendo um crime. Ninguém pode fazer isso. Agora, precisamos ter o apoio da população denunciando os dias que isto acontece”, convocou o veterinário. Os técnicos já têm informações preliminares sobre o matadouro de Água Branca e a interdição será inevitável.