A gravidade da seca em Triunfo, a 29 km de Serra Talhada, fez com que o prefeito da cidade, Luciano Bonfim (PR), emitisse nota à imprensa estadual repudiando a omissão do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) e do secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos, por conta de falta de apoio frente ao cenário desolador no município, que já entrou em colapso devido a estiagem. A barragem de Brejinho, que abastece a cidade, secou completamente. A situação está afetando o turismo local, principal fonte de renda de Triunfo, já que os hotéis estão sem água. Conforme a Secretaria Municipal de Turismo, a demanda de hóspedes começou a cair.

Endereçando a carta-protesto ao Blog do Magno, Luciano Bonfim se disse angustiado, constrangido e até perdido por não saber a quem mais recorrer para resolver o problema. “Quero que informem minha insatisfação em relação ao IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) e Secretaria de Agricultura do Estado. Não temos sequer um carro-pipa do Governo do Estado e o compromisso firmado pelo secretário Ranilson, de construir poços artesianos não foi cumprido”, reclama o prefeito.

Ainda de forma mais contundente, Bonfim fez esse mesmo protesto durante reunião com a gerência estadual do Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra a Seca) em Serra Talhada, na semana passada. Na ocasião, Bonfim reiterou o apelo ao IPA sobre a omissão no fornecimento de carros-pipas no município. Ao Dnocs o gestor também fez o anúncio de que a cidade acabara de entrar em colapso e criticou o atraso nas obras da Adutora do Pajeú, considerada a última esperança para os sertanejos da região.

 SILÊNCIO DOS DEPUTADOS

O prefeito Luciano Bonfim (PR) sinaliza, com esse apelo desesperado, que enfrenta além da seca o silêncio de fortes aliados como os deputados republicanos Inocêncio e Sebastião Oliveira. Até o momento, parece que os dois representantes, que usufruem de bom acesso ao staff estadual, sequer ousaram mexer “os pauzinhos” em solidariedade ao correligionário triunfense.