O FAROL DE NOTICIAS encontrou o deputado estadual Augusto César (PTB) durante o desfile do Galo da Madrugada, em Recife, no camarote “Galo Sertanejo”, e debaixo do som dos trompetes e da batida contagiante do frevo, não perdemos tempo: empunhamos o fiel gravador para entrevistá-lo. Em nossa conversa, que durou cerca de 20 minutos, Augusto falou sobre um novo momento político que nasce para ele após os festejos de momo.

E não deixou de comentar acerca de outros assuntos polêmicos como a reprovação das contas do ex-prefeito Carlos Evandro, sua aspiração de sair candidato estadual majoritário em Serra Talhada, o futuro político dele frente à candidatura de Sebastião Oliveira, a atual situação do deputado federal Inocêncio Oliveira, o nome de Paulo Câmara (PSB) para disputar as eleições contra o candidato do PTB, Armando Monteiro Neto, entre outros temas.

Iremos dividir a conversa que o jornalista Giovanni Sá Filho travou com o parlamentar em uma série de mini-entrevistas com a temática Carnaval e Política: Eis que publicamos agora só o início dela, sendo esta apenas a primeira etapa de uma bateria de questionamentos que colocaremos para análise dos nossos leitores ao longo do período de Carnaval. Vale a pena conferir!

2014-03-01 10.57.00

FAROL – Deputado Augusto, o senhor está brincando o Carnaval ao lado de lideranças e apoiadores. O que o senhor espera depois disso?

Dep. Augusto César – Aqui, eu estou me sentindo extremamente feliz, representado por toda a região de Pernambuco, do Sertão e do Agreste. Mas sobretudo recebendo aqui muita gente importante, como o próprio FAROL, que está representado por você. E muitos amigos que nos apoiam e acreditam na nossa candidatura, tanto na Capital pernambucana como na Região Metropolitana, nos dando essa força. Eu tenho certeza que as pessoas que participam deste camarote (Galo Sertanejo) e nos convidaram são pessoas que admiram o nosso trabalho na Assembleia Legislativa.

Daqui sai um multiplicador positivo do nosso trabalho porque essas pessoas que nos convidaram são várias que convivem com o nosso trabalho, que têm largas histórias de famílias, vereadores de vários municípios da região, políticos e lideranças que aqui estão. São cerca de 600 pessoas.

Quero te dizer que nasce um novo momento da caminhada política do deputado Augusto César, saio daqui fortalecido, com mais coragem, renovado, com espírito novo e mais responsabilidade de voltar, assumir a assembleia legislativa e continuar trabalhando para todo o povo que acredita em nosso trabalho.

FAROL – Entrando na pauta política, propriamente dita, como o senhor o vê o nome do pré-candidato do PSB, Paulo Câmara, que vai disputar contra o do PTB, Armando Monteiro?

Dep. Augusto César – Conheci Paulo Câmara como um técnico, inclusive um bom técnico das secretarias que ele passou. Mas essa escolha pessoal do governador não nos intimida de defender ainda mais o nosso candidato Armando Monteiro e de fazer uma campanha linda, limpa, bonita, jogando para cima tudo o que há de bom para Pernambuco e vamos respeitar o adversário político Paulo Câmara, mas quero dizer que o PTB está firme e forte com a candidatura de Armando.

Tenho caminhado por várias regiões de Pernambuco e o nome de Armando Monteiro tem se fortalecido cadavez mais, cada vez mais se consolida, fica mais forte. E temos pessoas que fazem parte de outras alianças, mas que acreditam no projeto Armando Monteiro como homem, político e inovador.

FAROL – O PSB registrou uma disputa interna sobre quem iria sair candidato. Já o nome de Armando parece que foi uma escolha mais consensual dentro da coligação encabeçada pelo PTB… Isso pode ter prejudicado o PSB, na sua visão?

Dep. Augusto César – Eu penso o inverso. Para nós, do PTB, criamos um espaço no estado de Pernambuco, começamos a irrigar este espaço, adubar este espaço, a irrigar este espaço em torno de um nome que o PTB administrou e vem dando sustância política para que esse nome seja florescido e fortalecido e na verdade esse nome aflorou e aflorou com força e vitalidade.

Está aí posto como Armando Monteiro, que é uma nova opção para Pernambuco, presidente da CNI por duas vezes, deputado federal mais votado em Pernambuco, senador mais votado da história do Estado e, não tenho dúvida, o governador que vai governar para todo o Estado, não só para o seu partido.

Armando tem uma história de solidez, não diminuo a história política dos candidatos de outras siglas, mas queremos dizer que Armando está pronto para governar Pernambuco.

FAROL – Um de seus pronunciamentos na Assembleia Legislativa repercutiram positivamente, especialmente em Serra Talhada, sobre o alerta que o senhor fez acerca do deslocamento de efetivo da PM de municípios do interior para cobrir o Carnaval do Recife. O senhor não acha que essa cobrança deve continuar mesmo após o carnaval? Digo, sobre a necessidade de mais homens na PM para atender o interior?

Dep. Augusto César – Vou esperar o saldo de Carnaval. E vou torcer, porque não sou daqueles que torcem de pelo pior melhor, espero que em Serra Talhada e região não tenha nenhum homicídio, para justificar o que o governador fez deslocando os policiais, deixando a população penalizada. Mas não é justo, pois sabemos que o cinturão de segurança no Sertão é mais vulnerável que o da Capital.

Espero que Pernambuco, como um todo, não tenha alta nos índice de criminalidade. Mas continuarei defendendo os interesses dos pernambucanos sobre este assunto, continuarei fazendo esta defesa. Não tenha dívida nenhuma, pois não serei intimidado em dizer se estão faltando mais policiais no Estado.

Irei denunciar isso na imprensa, como venho fazendo, recentemente, com os professores da UPE, que os estudantes me telefonaram preocupados com a falta de professores. Fui atrás da UPE, atrás do pró-reitor da universidade, e já demos a repostas à sociedade avisando que o curso vai continuar sem sofrer ação de continuidade. Esse é o meu papel e não vou continuar agindo de outra forma.