selo-farolO longa metragem O Gigantesco Imã, que apresenta a vida e a obra do inventor e cientista popular Evangelista Ignácio de Oliveira, chega neste mês de março às salas comerciais do Brasil. Em Serra Talhada, o filme entra em cartaz nesta sexta (18) no Centro Dramático Pajéu, na rua Henrique de Melo, 195, Centro. Com duração de 1h13min, a obra foi filmada nas cidades pernambucanas de Serra Talhada e Petrolina, e terá lançamento simultâneo nas cidades do Recife, Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, em Pernambuco; Cachoeira, Bahia; Curitiba, São Paulo, Maceió e Rio de Janeiro.

“Evangelista leva a vida reciclando máquinas e equipamentos eletrônicos descartados, com os quais constrói desde câmeras de cinema até instrumentos ópticos e astronômicos”, como explica Petrônio, um dos diretores da obra, que também é natural de Serra Talhada e assina o documentário em parceria com o carioca Tiago Scorza. Durante 12 anos, os cineastas conviveram em diversos momentos com o protagonista para a realização do filme. Sem nunca ter frequentado uma universidade, Evangelista é capaz de discorrer sobre fenômenos físicos, químicos, astronômicos e sobre teorias que abordam a evolução do universo.

Veja também:   Filho ameaça matar o pai em ST e em seguida faz ataque contra carro

Em agosto de 2015, O Gigantesco Ímã foi exibido pela primeira vez em na Capital do Xaxado e é uma realização conjunta das produtoras Aiuru Filmes, Mont Serrat Filmes e Nosotros y los demas, e conta com a distribuição da Inquieta Cine. Ganhou os prêmios de Menção Honrosa e Melhor Trilha Sonora no 19º Cine PE, em Recife; Melhor Filme no 19º Festival Florianópolis de Audiovisual Mercosul; Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora no 8º Festival de Cinema de Triunfo. além de exibições no Festival Panorama Coisa de Cinema, em Salvador, no Festival de Cinema de Miracema, em Tocantins, e na Muestra Internacional Documental de Bogotá.

Da Assessoria

Capa blog_2evangelista[1]

SONY DSC