O que estava previsto para se tornar a redenção de uma comunidade acabou se transformando num autêntico pesadelo. As obras de urbanização do bairro Mutirão, em Serra Talhada, foram paralisadas mais uma vez, e sem qualquer justificativa. Atualmente o Mutirão é o bairro de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.

Agora a situação piorou de vez. A empreiteira Duarte Carvalho, responsável pela obra orçada em  mais de R$ 5 milhões, retirou todas as suas máquinas e demitiu os funcionários. O pior é que os trabalhadores demitidos sequer receberam seus direitos trabalhistas.

“Trabalhei quase um ano e não recebi nada de indenização. Desde de junho que não recebo nada da empresa”, disse o operário Antonio Silva, morador da Vila dos Sem Tetos, na capital do Xaxado.
 
O bairro foi visitado por políticos de “alta plumagem”, em pleno período eleitoral. Eles fizeram das obras do Mutirão mote para angariar votos. Entre eles, os petebitas  Augusto César, Armando Monteiro Neto e Humberto Costa (PT).

Veja também:   Líder diz que bairro de Serra Talhada não tem vereador

O próprio governador Eduardo Campos empenhou sua palavra, no  mês de abril, quando declarou no  Seminário Pernambuco para Todos que tudo seria resolvido. Até agora, tudo ‘balela’. Quase nada foi feito no bairro do Mutirão e, segundo fontes oficiosa, as obras pararam porque a empresa não recebe repasses do estado há tres meses.
 
“A bomba acabou estourando nos braços dos moradores. Tudo aqui se transformou numa grande fachada. Aqui foi sepultado dinheiro público”, disse Dário Alves, morador da localidade.

Veja também:   Moradores do Mutirão lutam contra cobras em ST

Segundo ele, tudo que a empreiteira fez, até o momento, foi para piorar o cotidiano das famílias do Mutirão. “Abriram os esgotos e fizeram um canal de águas pluviais. Como não terminaram o serviço, os ratos e baratas estão invadindo às nossas casas. Aqui virou um inferno “, declarou Dário. 

A reportagem do FAROL DE NOTICIAS fez vários contatos, por telefone, com o engenheiro da Duarte Carvalho – por nome de Antônio – mas não obtivemos respostas.  O FAROL conseguiu a informação que na próxima segunda-feira (18) haverá uma reunião, em  Recife, envolvendo o deputado Augusto César e os técnicos responsáveis pelas obras do Mutirão.

Veja também:   Mutirão de documentos deve chegar a ST

LEIA MAIS: Bairro do Mutirão: Obras paralisadas por falta de pagamento