sebastião 2“Perdi a paciência com esse governo”. Esta foi a frase do secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, logo após ler a matéria veiculada no FAROL, onde o secretário de Meio Ambiente, Euclides Ferraz, durante entrevista ao Programa Farol de Notícias, responsabilizou Sebastião por não ter utilizado os esforços necessários para retirada do lixão de Serra Talhada, das margens da PE-390. Sebastião solicitou, logo após o programa, a cópia do áudio do último sábado (16) garantindo que vai interpelar judicialmente o secretário e o prefeito Luciano Duque.

“Estou estarrecido com o que li no FAROL sobre a entrevista do secretário do Meio Ambiente do município. No sistema de governo federativo, os entes federados têm responsabilidades que são exclusivas de cada esfera municipal, estadual e federal. Fugir dessas responsabilidades além de covardia é ato de irresponsabilidade”, disse Sebastião Oliveira, em conversa com o FAROL, explicando que logo após ler a matéria fez uma reunião de emergência com o setor jurídico do Departamento de Estradas e Rodagens (DER).

“O manejo de resíduos urbanos e destinação final é competência exclusiva do município. Analisei se havia alguma culpa como deputado e a resposta foi imediata, não há culpa a nenhum deputado de Serra Talhada nessa importante questão. Porém, como gestor estadual do sistema de transportes eu tenho culpa. A minha culpa foi da omissão, pois independente da Defensoria Pública e do Ministério Público ter prerrogativas na formulação de ação civil pública, eu dirijo uma empresa pública, o DER; que tem o direito expresso para entrar com uma Ação Civil Pública contra o secretário Euclides Ferraz e o prefeito Luciano Duque. Não abriremos mão, já que o diálogo e a ética não são práticas da gestão municipal”, disse Sebastião Oliveira, arrematando:

“Trataremos deste assunto com a Ação Civil Pública e espero que a Defensoria Pública e o Ministério Público também engrossem esta importante questão que tem afetado não só a segurança de quem trafega a PE-390, a segurança aeroviária, mas sobretudo o dano permanente ao meio ambiente (chorume no subsolo) e a injúria à saúde dos serra-talhadenses. Agora, o pecado da omissão será extirpado da Secretaria de Transportes”.

PROPAGANDA ‘NAZISTA’

Ainda durante a entrevista, Sebastião Oliveira comparou o discurso do secretário do Meio Ambiente, Euclides Ferraz, com o discurso de Paul Joseph Goebbls, coordenador da propaganda nazista na era Hitler, na Alemanha.

“O que enxergo é uma prática de tentativa de transferência de responsabilidades, aliás, prática muito utilizada pelo nazista Joseph Goebbls, que dizia que uma mentira repetida mil vezes se tornaria uma ‘verdade’. Lamentável que em pleno século 21, nossa cidade tenha que conviver com esse expediente. E o mais grave: advindo de quem se intitula ‘guardião do meio ambiente”, finalizou.