slide_498942_6936394_compressedA judoca Rafaela Silva mostrou força e concentração para conquistar a primeira medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Rio 2016, nesta segunda-feira, fazendo explodir a torcida no Parque Olímpico.

Essa é a segunda medalha do país na Olimpíada, após a prata de Felipe Wu no tiro esportivo, no fim de semana.

Sob gritos dos torcedores, a brasileira derrotou na final da categoria até 57 quilos Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, depois de conseguir um wazari logo no começo da luta.

Rafaela, campeã mundial no Rio em 2013, conquistou a primeira medalha do judô brasileiro no torneio olímpico, depois de dois dias de decepções da modalidade, que é uma das principais apostas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para o país atingir a meta de ficar entre os 10 primeiros no número total de medalhas.

Criada na comunidade carioca de Cidade de Deus, Rafaela estava perto de casa na Arena Carioca 2, que virou um caldeirão com a conquista da atleta. A judoca começou no esporte aos 5 anos para se afastar da violência da comunidade.

A trajetória de Rafaela na competição olímpica foi complicada, mas ela soube superar as dificuldades.

Rafaela se classificou para a decisão após uma disputa tensa com a romena Corina Caprioriu. A luta da semifinal foi decidida apenas no golden score, após 3min6, com um golpe da brasileira.

De manhã, Rafaela havia se tornado a primeira judoca brasileira a avançar à semifinal dos Jogos Rio 2016 ao vencer a húngara Hedvig Karakas, responsável por sua eliminação em Londres 2012.

Leia mais em Reuters