Veja 5 chás que ajudam no tratamento da ansiedade - Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Com informações do Metrópoles

A ansiedade tem se tornado um problema crescente no Brasil, que possui a maior taxa de pessoas ansiosas do mundo, com 9,3% da população afetada, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para tratar o transtorno, é fundamental buscar orientação médica. No entanto, a adoção de hábitos saudáveis, como a ingestão de chás calmantes, pode auxiliar na redução dos sintomas.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A nutricionista Eleonora Galvão destacou os benefícios dos chás no manejo da ansiedade: “Eles são uma opção natural eficaz para reduzir os sintomas, especialmente quando combinados a um estilo de vida saudável.”

Chás que ajudam a diminuir a ansiedade

Camomila

Uma das ervas mais populares, a camomila é reconhecida por suas propriedades relaxantes. “Devido à alta presença do flavonóides apigenina, a erva tem um efeito calmante e ansiolítico”, diz Eleonora Galvão.. Além disso, o chá é rico em polifenóis que promovem vasodilatação e melhoram o fluxo sanguíneo cerebral, reduzindo a sensação de tensão.

Erva-Cidreira

Assim como a camomila, a erva-cidreira também promove vasodilatação. Segundo Eleonora Galvão, ela contém ácidos fenólicos e flavonoides, como ácido rosmarínico e luteolina, que modulam o sistema nervoso central e favorecem o relaxamento.

Valeriana

Conhecida por suas propriedades sedativas, a valeriana é eficaz no combate à inquietação e insônia. O ácido valerênico presente na planta aumenta a disponibilidade do neurotransmissor GABA no sistema nervoso central, proporcionando um efeito calmante.

Passiflora

Embora menos comum, a infusão de passiflora é uma aliada importante no tratamento da ansiedade. “Rica em flavonoides que atuam nos receptores de ação serotonérgica, reduz os sintomas de ansiedade e agitação”, afirma Eleonora Galvão.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Lavanda

Os óleos essenciais de lavanda são conhecidos por promover relaxamento através do aroma. O chá da planta também contribui para diminuir a ansiedade e o estresse. “Conhecida por ser sedativa e ansiolítica, a lavanda melhora quadros de insônia e agitação noturna, além de levar ao relaxamento”, ressalta a nutricionista. Ela acrescenta que o linalol presente na lavanda promove relaxamento muscular e mental ao inibir a liberação de neurotransmissores excitatórios.

Essas opções naturais podem ser incorporadas ao dia a dia como parte de uma abordagem holística para lidar com a ansiedade.