luandaFoi com fogos e muita alegria que os cooperados da COOPAL (Cooperativa dos Produtores de Leite de Loanda) reabriram, nesta quinta-feira (10), a Usina de Leite de Loanda, que encontrava-se fechada à cerca de 4 meses por determinação da Adagro. (Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária), por irregularidades apontadas no processo de produção.

“Um período de muito prejuízo para os 100 cooperados, produtores de leite”, disse André Maio, presidente das Associações de Loanda e também cooperado da COOPAL. Segundo Maio, todo leite produzido na região ficou fora do mercado neste período, “alguns transformaram em queijo, outros colocaram os bezerros para mamarem, o certo mesmo é que foi um abalo na renda familiar dos cooperados”, disse ele.

A medida da Adagro gerou uma mudança radical na Cooperativa, que atualmente está com toda sua diretoria renovada. “É tudo novo, estamos começando do zero”, desabafa Maio e informa que já a partir de amanhã começa a pasteurização do leite e também sua distribuição para as associações. “São cerca de 1.800 litros de leite beneficiados por dia e mais de 1.500 pessoas beneficiadas “, declarou ele e anunciou também que a Cooperativa está, nestes novos tempos, ampliando suas atividades que além do leite e iogurte, deverá trabalhar também com doces, e outros produtos de origem agrícola.

De acordo com ele, até o início do próximo ano, a Usina de leite estará ampliando sua produção, devendo passar dos 1.800 litros diários para cerca de 3.500 litros, tudo isso fruto de capacitações que estão sendo feitas com os produtores da região.