Por Antonio Eduardo de Melo Filho, Médico e filho de Triunfo
É notório o desgosto de boa parte de meus conterrâneos triunfenses acerca do tratamento desproporcional dado para nós pela FUNDARPE. Com um investimento pífio, praticamente sucateou nossa maior festa e nos deixou de calças curtas.
Lembro com boas recordações do auge da Festa dos Estudantes, quando foi implantado no Estado o Circuito do Frio, nome que até hoje permanece nas mentes de todo Pernambucano, na gestão de Dr. Eduardo Melo, pelo então governador Jarbas Vasconcelos. A partir daí nossa festa ganhou o mundo e trouxe para nós um grande investimento no sistema de turismo do município, que graças as ações feitas no passado, pode hoje ostentar ser um dos maiores pólos do nosso Estado.
É claro que com tantos investimento vindos de fora, talvez perdemos o interesse de deixar a festa com a nossa cara. Em vez de tornar o Estado parceiro da festa, os deixamos serem os donos. Uso sempre o “nós”, por que não considero algum culpado, considero que todos somos. A sociedade por se conformar com as atrações que vinham e o comércio por se contentar com os bons lucros devido ao alto fluxo de visitantes.
Também começamos a achar que não se pode fazer uma festa sem grandes montas de dinheiro e por isso a FUNDARPE seria essencial.
Ai é a parte que eu discordo completamente. A festa não é do Governo, é NOSSA, é patrimônio do triunfense, e por isso tanto a sociedade quanto todas as esferas municipais tem o dever de se mobilizar. Com o fiasco desse ano, nada mais justo que refundar nossa festa.
Creio que para o sucesso da próxima FET, o planejamento seja o mais antecipado possível, com contratações antecipadas com preços justos (sou contra gastos abusivos já que nosso município também carece de outras deficiências), com participação tanto do governo municipal quanto do comércio e hotéis, afinal, eles lucram bem com o sucesso da festa. Apostar na diversidade cultural da nossa região, em bandas que fazem grande sucesso nos pólos metropolitanos, abrir o leque de atividades podendo citar como exemplo o pólo desenvolvido anos passados por Robério Vasconcelose amigos que foi sucesso.
A partir daí se a poderosa FUNDARPE quiser participar, que seja bem vinda…mas quem manda aqui é o TRIUNFENSE!
3 comentários em OPINIÃO: Neste ano, a Fundarpe sucateou a Festa dos Estudantes de Triunfo