Foto: Alejandro García/Farol
Mesmo após buscar a ajuda do Estado, a jovem Jovinalda Adryeli Trajino de Souza, de 18 anos, não recebeu medidas protetivas contra as agressões do esposo e acabou assassinada. Ele a matou de forma brutal com dois tiros na cabeça na noite dessa quarta-feira (5) e fugiu.
Até o momento, a polícia não tem pistas do acusado identificado por “Joel”, de 41 anos. De acordo com informações da Delegacia local, a garota vinha sofrendo agressões e tomou coragem para denunciar o companheiro em junho passado, quando foi registrado um boletim de ocorrência contra o agressor.
Em conversa com o FAROL, a Polícia Civil informou que foi aberto inquérito para investigar a denúncia de Adryeli. O processo culminaria na expedição, por parte da Justiça, de medidas protetivas à integridade da vítima. Amigos e familiares estão indignados com a morosidade do processo, que poderia ter garantido a vida da jovem. Na época da denúncia de agressão, a polícia não conseguiu prender o marido em flagrante. Cinco meses depois de registrado o boletim de ocorrência, Adryeli foi assassinada. A garota deixa dois filhos pequenos.
Relembre: VIOLÊNCIA: Mulher é assassinada pelo marido em ST; agora são 33 mortes em 2014
Vergonha: Sem IML, corpo de jovem espera a mais de 12 horas por sepultamento em ST
Corpo de Adryeli ficou mais de 12 horas exposto e sem previsão de remoção no Hospam; a jovem buscou ajuda do Estado, que não garantiu sua proteção
DELEGACIA DA MULHER
A morte da jovem entra numa triste estatística que tem marcado o cotidiano das mulheres em Serra Talhada. Em média, pelo menos uma mulher é violentada todos os dias no município. A estatística aterradora foi divulgada pela Polícia Civil, durante audiência pública realizada na Capital do Xaxado em outubro do ano passado. Só no mês de setembro de 2013, a Delegacia local registrou 34 queixas de agressões e ameaças contra mulheres.
Uma das principais demandas solicitadas por movimentos sociais em defesa das mulheres em Serra Talhada e também por parte da Secretaria Municipal da Mulher, é a urgente implantação de uma Delegacia da Mulher na Capital do Xaxado. Mas, até o momento, apesar de inúmeros apelos, não há qualquer garantia por parte do Governo de Pernambuco sobre a implantação do equipamento na cidade.
18 comentários em Violência: Jovem assassinada em ST prestou queixa contra esposo em junho