O polo da barragem de Serrinha, na zona rural de Serra Talhada, deve continuar recebendo apoio do poder municipal no Carnaval 2015. Quem garante é o secretário municipal de Cultura, Anildomá de Souza, que ainda está com um pé atrás para confirmar se a prefeitura irá investir pesado ou não na edição do evento este ano. “Domá” disse que tudo vai depender de uma resposta da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundarpe, órgãos que irá procurar para pedir apoio financeiro e logístico, como bandas e grupos culturais.
Domá demonstrou-se bastante cauteloso em não anunciar qualquer programação. Ao mesmo tempo, jogou nas mãos do governo de Pernambuco a responsabilidade de ajudar a gestão Duque a montar um grande evento carnavalesco em 2015. Anualmente, o governo do Estado apoia a criação de polos carnavalesco em vários municípios, inclusive no interior.
“A gente tem que ter muita cautela para não dizer que não vai ter Carnaval e que será tudo morto aqui. E nem vou dizer que vai ser um mega evento, porque temos uma realidade e temos que pensar com os pés no chão”, declarou o secretário de Cultura, durante entrevista à rádio A Voz do Sertão. “Estamos com perspectivas de ampliar esse polo de Serrinha, mas o Carnaval é uma festa popular que a prefeitura não promove, as pessoas é que fazem. A obrigação da prefeitura é criar e dar condições estruturais para a população comparecer ao local e acho que o nosso papel é seguir essa tendência natural das pessoas”, disse Domá.
SERRINHA E UM POLO NOTURNO
Fotos do Carnaval no polo de Serrinha em 2014 – Alejandro García/Arquivo Farol
A novidade dos carnavais na gestão Domá foi o apoio do poder municipal aos foliões que brincam na barragem de Serrinha, na zona rural. O curioso é que todos festejam sob as águas de um grande vazamento numa das comportas. Sobre a programação, o secretário revelou que está tentando marcar uma audiência com o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, pensando a possibilidade, já com o apoio da gestão estadual, de inaugurar um novo polo noturno na cidade.
“Quero conversar com o novo secretário de Cultura do Estado, o Marcelino Granja, e a presidente da Fundarpe, a Márcia Souto. Quero ver com eles qual a intenção deles com o patrocínio dos carnavais. Se não for frutífera para o Carnaval (em Serra Talhada), vamos ter que marchar com as nossa próprias pernas. Então, se for legal a parceria, a gente reedita (o polo de Serrinha) com uma maior robustez. E na próxima semana já quero estar com o Marcelino Granja”, disse Domá, concluindo:
“Um Carnaval noturno! Estamos também discutindo esse formato, porque acho importante que tenha. Então vou sentar com o secretário estadual de Cultura e ele querendo disponibilizar para gente esses grupos de maracatus e demais manifestações artísticas, a gente faz um formato de evento à noite na Estação do Forró. Aí seria um Carnaval durante o dia e durante à noite”, cogitou.
6 comentários em Carnaval 2015: ‘Vamos ter cautela para não dizer que será tudo morto aqui’, diz secretário