eugênioPor Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada

Você já viu alguma empresa privada ou agência de emprego abrir vagas para contratação de políticos? Eu nunca vi, e olha que têm muitos sem emprego e os que estão empregados, oficialmente, ganham bem menos que os salários pagos na iniciativa privada para cargos equivalentes de gestão.

Toda empresa privada precisa da competência e da capacidade de servir, do comprometimento, dos seus colaboradores.

Todo político diz que nasceu para servir e é extremamente preparado para administrar com competência e transparência os recursos a ele confiado. Por que será que as empresas privadas, que garantem que este país seja o que é em termos de economia, descartam esta mão de obra tão qualificada?

Na realidade, a maioria esmagadora deles, jamais prosperou fora da política. Como o setor privado se baseia em resultados, não em discursos, talvez por isto você não veja por onde anda anúncios dizendo que há vagas para políticos.

Você também não consegue encontrar nas nossas escolas e universidades, bons alunos dizendo que querem ser políticos, pois no mercado de trabalho todos sabem, que honestamente, podem ganhar bem mais do que na política.

Em síntese, no presente, poucos são os gestores políticos competentes e no futuro, mantidas as regras, o cenário não será diferente. Estamos deixando para nossos descendentes, excetuando-se aí os parentes dos políticos, uma realidade que será pior do que a atual.

A impunidade mantém esta realidade catastrófica que vivemos e a hipocrisia de oficialmente pagar baixos salários contra os estratosféricos reais rendimentos que justificam os altos padrões de vida deles, frutos da corrupção reinante, por afastarem nossos jovens talentos da política, faz com que o futuro do nosso país seja tão incerto quanto o presente.

Vagas para políticos em empresas privadas é algo tão estranho que geralmente quando se descobre um político trabalhando em parceria com elas tudo termina em investigação da polícia federal por suspeita de formação de quadrilha, pena que a justiça não seja independente para fazer o que deveria ser feito.

A impunidade garante a nossa realidade, a hipocrisia, faz com que ela não tenha perspectiva de mudança e nós, brasileiros, assistimos tudo passivamente.