O carnaval já está batendo na porta. Faltam menos de 20 dias para que a folia de momo tome as ruas de todo o estado oficialmente e, por isso, a movimentação turística já é bastante esperada. Diferentemente de outros anos, quando no mês anterior à festa as reservas já estavam feitas, este ano, a ocupação hoteleira ainda não está tão definida. Ao menos não na capital pernambucana. A previsão da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH/PE) é a de que, no Recife, a taxa de ocupação fique em torno de 75%.
No litoral, o cenário é um pouco diferente. Nas praias, como a conhecida Porto de Galinhas, a procura por pacotes foi antecipada e a ocupação deve ficar em 90%. “A procura pelo carnaval deste ano foi diferente. Se antes as pessoas deixavam para última hora, agora há um planejamento. Desde novembro iniciamos as vendas de pacotes e a procura foi muito grande. Estamos com poucas reservas ainda disponíveis”, contou a gerente de Vendas do Hotel Armação, em Porto de Galinhas, Valeria Gordilho.
De acordo com o presidente da ABIH/PE, Artur Maroja, o carnaval historicamente é um período bom para a hotelaria mas o cenário econômico gera inseguranças. “Em janeiro estamos com uma ocupação abaixo da média para um mês de férias. Recife está com 75% de ocupação e Porto de Galinhas com 85%. Agora, com o dólar em alta, há a expectativa de muitos brasileiros optarem por vir a Pernambuco e não viajar ao exterior”, disse.
Dos turistas estrangeiros que já realizaram a reserva, a maioria é da Argentina. Nacionalmente falando, os visitantes vêm principalmente dos estados do Sul e Sudeste do país. “Estamos traçando ações de divulgação nesses destinos para atrair turistas. O carnaval tem uma demanda peculiar. Já somos um destino consolidado. O que notamos é que para a capital a procura está mais em cima da hora”, ressaltou Maroja.
Nas agências de viagens o cenário é outro: quem optou por viajar durante a folia de momo fez a reserva bem antes. “Tem cliente que termina um carnaval e já está programando o próximo. Comprando antes, o pacote sai mais em conta e ainda há maior opção de parcelamento”, ressaltou a vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Pernambuco (Abav-PE), Fátima Bezerra. Para quem comprou com antecedência, o desconto chega a 30% e o número de parcelas chega a dez.
Os destinos mais procurados pelos pernambucanos são Gramado, Curitiba e Foz do Iguaçu. “Também têm aqueles que querem aproveitar São Paulo ou fazer um cruzeiro”, disse Fátima. Para os que ainda não decidiram qual o destino, ainda há pacotes disponíveis.