Um caderno com nomes, endereços e promessas a eleitores foi encontrado no local onde funcionava o comitê de campanha do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson de Souza Vieira, quando ele era candidato em 2008. No documento há anotações como “1.000 tijolos, 3 sacos de cimento, 8 votos”; “um trabalho após de ser eleito (sic)”; “uma cesta básica”; e “uma passagem para vir e voltar para São Paulo”, informou a Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE-PE) nesta quarta-feira (20).
A assessoria de comunicação do prefeito informou que a denúncia trata do mesmo objeto de representação pela qual o gestor já foi inocentado. “Informa ainda quanto à nova denúncia que se trata do mesmo objeto do qual ficou comprovado a sua inocência, mas que aguarda ainda notificação sobre este caso, para mais uma vez apresentar sua defesa”, diz em nota.
A PRE-PE denunciou o gestor ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) por compra de votos durante a campanha eleitoral de 2008. O prefeito “prometeu dinheiro e benefícios para moradores de bairros carentes do município em troca de votos”, conforme informou o PRE-PE. Segundo depoimentos colhidos pela investigação da procuradoria, a esposa do prefeito realizava visitas em localidades carentes, onde abordava os eleitores. Os benefícios, conforme orientação, deveriam ser recebidos no comitê de campanha do então candidato, de acordo com informações da procuradoria eleitoral.
G1/Caruaru