DSC_0016

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Há muito que o Sertão vira mar e leva seus filhos para diversas partes do mundo, mas no São João não há sertanejo que não sinta saudade de casa. Os músicos José Alberto da Silva, de 51 anos, mora há 32 anos em São Paulo e seu sobrinho José Pedro da Silva, 47 anos, há 24 anos no Sudeste, em São Paulo, são exemplo de saudosismo. Tio e sobrinho são naturais da Fazenda Barra, em Tauapiranga, distrito de Serra Talhada e tiraram férias para reviver as festas juninas com muito forró. Sempre em família, montaram a banda Forró Jumento de Aço que já faz sucesso pelas bandas paulistas e promete botar o povo para dançar na zona rural da Capital do Xaxado.

Em visita ao FAROL, José Alberto contou que já trabalhou como metalúrgico, cobrador de ônibus e agora também é o cantor e sanfoneiro da banda. “Antes de ir embora para São Paulo a gente já tocava, só que quando chegamos o forró não era tão conhecido como é hoje. Isso foi há uns 32 anos e mesmo assim nunca esquecemos da nossa tradição nordestina e sempre tocávamos em barzinho e festa de aniversário. Meu outro sobrinho, inventou o nome da banda, fez umas letras e ligava para mim para colocar melodia. Fomos fazendo e mostrando as pessoas incentivando. Gravamos essas seis faixas e ainda temos mais cinco”, relatou o sanfoneiro.

DSC_0014

Tio e sobrinho que juntos moram somam 56 anos longe de Serra Talhada voltam para tocar forró no São João

José Pedro é motorista de ônibus e na Jumento de Aço canta, compõe letras inspiradas na cultura sertaneja e toca percussão. “Eu estou há 24 anos em São Paulo e lá trabalho como motorista de ônibus e estamos de férias, viemos para aproveitar as festas juninas e mostrar o nosso trabalho. Estamos na batalha, lá sempre fazemos shows. Com esse nome estamos juntos há dois anos. Tocamos naquelas casas de shows que reúnem muitos nordestinos em Pinheiros, o Guarapiranga, na Kennedy que é uma bem conhecida. Temos muita vontade de voltar, é tanto que as nossas músicas são todas voltadas para a saudade da nossa terra”.

O Forró Jumento de Aço gravou o primeiro CD com seis faixas autorais em São Paulo, uma delas é intitulada ‘Meu Pernambuco querido’. Os músicos têm planos de gravar outro CD no fim do ano com pelo menos mais cinco músicas compostas e produzidas pela Família Silva. A banda já se apresentou nas comunidades Juazeirinho, no Arraial das Crianças e nas vésperas do São João, dia 23, a Forró Jumento de Aço se apresentará no Icó da Barra. Para contratar a banda e animar o seu arraial o contato é (11) 9 6259-3609 (Oi).

DSC_0015