celso-hideji-amanoO chef brasileiro Celso Hideji Amano venceu nesta sexta-feira (19) o Mundial de Sushi em Tóquio, explodindo em lágrimas de alegria depois que suas habilidades com a faca e preparações artísticas de ovas de salmão, atum e camarão impressionaram os juízes japoneses.

Com a cozinha japonesa – reconhecida pela Unesco – vivenciando uma explosão de popularidade mundial, a competição – patrocinada pelo ministério da Agricultura do Japão – tem por objetivo melhorar os padrões do sushi no exterior.

Na disputa, 27 chefs de países como França, Brasil, Estados Unidos e Paquistão prepararam peixes e fizeram o tradicional sushi estilo “Edo”, em rodadas bem cronometradas.

Suas técnicas foram acompanhadas de perto e avaliadas por um painel de mestres japoneses de sushi, com 20 chefs passando para a final no segundo dia, onde precisavam demonstrar seus próprios estilos originais de sushi.

“Eu me diverti”, declarou o vencedor da competição, o brasileiro Celso Hideji Amano, de 38 anos, um brasileiro de ascendência japonesa que brilhou na rodada de preparação tradicional de sushi, sem conseguir segurar as lágrimas.

Leia mais em G1 Mundo