O abandono dos bustos e da história de Serra TalhadaPor Paulo César Gomes, Professor, escritor e pesquisador da História de Serra Talhada

Várias personalidades receberam homenagens póstumas em Serra Talhada, alguns tiveram seus nomes colocados como denominações de ruas, praças e órgão públicos. Mas, alguns ilustres, tiverem a honra de serem homenageados com a colocação de bustos em espaços públicos.

O interessante é que algumas dessas peças metálicas encontram-se sem identificação ou sem a devida conservação, o que acaba tornando os monumentos meros objetos anônimos em meio à falta de informação.

Com o objetivo de colaborar com a valorização da memória da cidade, divulgamos agora a foto e os dados de alguns bustos encontrados nas ruas de Serra Talhada. As fotos são de Alejandro García.

 

O abandono dos bustos e da história de Serra TalhadaCornélio Aurélio Soares Lima, mais conhecido como Coronel Cornélio Soares, foi líder político da cidade durante mais de quase quatro décadas e prefeito do município entre 1946 e 1951. O busto em sua homenagem foi colocado na rua que leva o seu nome e a poucos metros da casa onde morou por vários anos.

 

 

 

O abandono dos bustos e da história de Serra TalhadaO Padre Jesus García Riaño, nasceu na Espanha, mas dedicou a maior parte de sua vida ao exercício do sacerdócio em Serra Talhada, ele ficou a frente da paróquia de Nossa Senhora da Penha entre os anos de 1936 e 1990. O busto de Padre Jesus está posto na Praça Barão do Pajeú, curiosamente a obra de arte está de costas para a Igreja que ele ajudou erguer.

 

 

 

O abandono dos bustos e da história de Serra TalhadaO Capitão Arlindo Rocha foi um dos mais importantes nomes das forças policiais que combateram Lampião. O militar ficou conhecido como “queixo de aço” logo após passar por cirurgia para reparar os ferimentos causados por uma bala que atingiu o seu maxilar durante a famosa batalha da Serra Grande.

A homenagem ao integrante da volante foi posta na popular Rua Quatro, no bairro Bom Jesus.

 

 

O abandono dos bustos e da história de Serra TalhadaAgamenon Sérgio de Godoy Magalhães, foi Professor, Deputado estadual e federal, Ministro de Estado e Governador de Pernambuco. O local escolhido para homenageá-lo foi justamente o marco zero, na praça que leva o seu nome.

 

 

 

 

O abandono dos bustos e da história de Serra Talhada

Afonso Magalhães,  foi comerciante, conselheiro municipal, vereador, capitão da guarda municipal, fazendeiro e fiscal de renda do município. O busto em sua homenagem foi colocado em frente no cruzamento do Colégio Municipal Cônego Tôrres, na avenida que leva o seu nome.

 

 

 

O abandono dos bustos e da história de Serra TalhadaMiguel Nunes de Souza foi comerciante, vereador por vários mandatos e vice-prefeito de Serra Talhada. A estrutura metálica em sua homenagem foi colocada na popular Praça Lampião, mas que na verdade é oficialmente, assim como avenida, denominada de Miguel Nunes de Souza