O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta quarta-feira a surpreendente decisão de demitir o diretor do FBI, rebatendo críticas da oposição democrata e prometendo substituir James Comey por alguém “muito melhor”.

“Comey perdeu a confiança de praticamente todos em Washington, tanto dos republicanos como dos democratas. Quando as coisas se acalmarem eles vão me agradecer”, disse Trump em uma série de mensagens no Twitter um dia após demitir Comey.

O FBI foi pego de surpresa com a demissão de Comey, e funcionários da agência marcaram uma reunião de emergência de alto escalão para a noite de terça-feira em meio à especulação sobre quem irá substituí-lo no cargo.

Um funcionário do FBI, que não tinha autorização para falar com os repórteres e por isso pediu para não se identificado, disse que a reunião iria explorar novas medidas para a Polícia Federal norte-americana.

Trump demitiu Comey em meio a uma investigação sobre um possível conluio entre sua campanha presidencial de 2016 e a Rússia para influenciar o resultado da eleição, provocando a reação de alguns democratas do Congresso, segundo os quais a decisão passou a impressão de um acobertamento, e de alguns republicanos, que classificaram o momento da demissão como perturbador.

O funcionário disse que o FBI não fazia ideia de que o governo Trump estava cogitando dispensar Comey e que a notícia “pegou até funcionários de alto escalão de surpresa”.

Um porta-voz da agência não respondeu a pedidos de comentário.

O vice-diretor Andrew McCabe deve assumir como interino, mas não deve ser indicado por Trump para assumir a função, disseram dois ex-empregados do FBI.

Do Reuters