Publicado às 10h18 desta quarta-feira (4)
Participando nessa terça-feira (3) de um encontro promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), em Brasília, o prefeito Luciano Duque lamentou, juntamente com os demais gestores, o anúncio de cortes no orçamento das prefeituras no início de 2018 imposto pelo governo Temer.
Em conversa com o Farol por telefone, Duque lamentou o fato alegando que os cortes irão afetar programas sociais mantidos pelas prefeituras em Serra Talhada e nas demais regiões do país.
“Junto com outros prefeitos do Pajeú, participei do encontro promovido pela CNM onde debatemos a crise econômica e as dificuldades dos municípios diante dos cortes no orçamento promovidos pelo Governo Federal. O movimento municipalista está unificado em defesa de um novo pacto federativo e contra os cortes que podem obrigar os municípios a encerrar diversos programas que alcançam, principalmente, a população mais carente”, relatou.
SERRA TALHADA SERÁ AFETADA
O anúncio dos cortes causou revolta e indignação nos cerca de 400 prefeitos que participavam da reunião. Luciano acredita que o contingenciamento significa um desmonte das políticas sociais imposto pelo governo do PMDB.
“Viemos a Brasília para reivindicar a pauta federativa que socorra os municípios nesse momento de crise aguda que se não for revista a forma de distribuição das receitas tributárias no país, levará os municípios a falência, no entanto, ficamos sabendo que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e todo orçamento da união sofrerá um corte drástico para 2018”, disse Luciano Duque, lamentando:
“É um desmonte das políticas sociais. Com esses cortes no orçamento teremos menos recursos pra saúde. Se mantiverem isso, desenvolvimento Social e Educação também serão afetados. É um desmonte nas políticas compensatórias. Teremos que fechar alguns programas em Serra Talhada que atendem principalmente os mais carentes e já a partir de 2018, não será apenas em alguns setores, será geral”.
7 comentários em Luciano lamenta anúncio de corte no orçamento