Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues
Publicado às 04h44 dessa sexta-feira (26)
Após o anúncio da condenação a 12 anos de regime fechado dado ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no TRF-4, a reportagem do Farol de Notícias foi às ruas de Serra Talhada, no início da tarde desta quinta-feira (25), para saber como a população recebeu o resultado do julgamento.
Ouvimos onze pessoas de todas as classes sociais, profissões e bairros que trabalhavam ou circulavam pelo centro comercial da cidade. A maioria dos entrevistados não concordou com a condenação do presidente, porém reconhecem a corrupção no país e ainda apostam na candidatura do líder do PT.
FALA POVO – CONDENAÇÃO DE LULA
Wagner Cordeiro, 38 anos, advogado, morador do Centro
A condenação foi totalmente à margem do que a Justiça estabelece, porque violou o princípio constitucional do ônus da prova. Foi uma condenação da prova, pois o ex-presidente Lula foi condenado pelo ‘Caso Triplex’, enquanto o triplex não estava no nome dele e não foi apresentado nenhum documento que comprovasse a propriedade desse imóvel no nome do ex-presidente. O mesmo já tinha sido alienado pela 2ª Vara de Execuções lá no Distrito Federal, o que corrobora totalmente para caracterizar o desfecho político dessa condenação. Foi um desfecho puramente político e não jurídico.
David José, 28 anos, vendedor autônomo, morador da Cagep
Eu acho que não era para estar fazendo isso com Lula, não. Pelo que ele já fez com os cidadãos brasileiros e pelo que eu entendo todos roubam, só que ele roubou e de outra forma ajudou. E esses outros não ajudam, é injusto isso. Eu acredito que ele se candidata. É porque está aquele negócio: 50 contra ele, aí fica mais difícil. Mas acredito que a população não vai deixar ele ser condenado para não se candidatar.
Dorgival Duarte, 50 anos, corretor de imóveis, morador da AABB
Cada um tem seu pensamento, mas eu mesmo achei muito absurdo. Não era para acontecer, se for para julgar, vamos julgar todos e ser político no Brasil, não é muito fácil. Primeiro, a própria população é corrupta também. E vem julgar um cidadão como Lula, que ajudou muita gente, negro, pobre, índio, todo mundo. Hoje a maioria da massa pobre é que quer julgar e se beneficiar por isso. Acho também que ele não vai conseguir se candidatar.
Marcílio Barros, 26 anos, empresário, morador do Ipsep
Foi uma forma correta que há muito tempo deveria ter acontecido essa condenação, não só com ele mais também com outros políticos como o presidente Michel Temer, Aécio Neves e o seu colegiado todo. Acho que foi justíssimo o resultado, porque o dinheiro público está sendo usado de forma indevida. Ele está sem credibilidade, acho que por mais que muitos pensem que ele fez muito pela população e principalmente a camada mais humilde e nordestinos, mas é obrigação ajudar o país como um todo. E receber propina de empresários e empreiteiras, eu acho que ele fez algo que está em desacordo com o papel dele como presidente.
Carla Silva, 29 anos, vendedora, moradora do Ipsep
Não considero que foi injusta, porque você saber de um crime e encobrir é uma forma de corrupção, porque está faltando com a verdade com outras pessoas. De certa maneira eu acho que foi correto, mas o problema é a maneira que foi feita. Eu considero errada, porque se tornou uma caça às bruxas a uma pessoa que cometeu um crime, diante de N pessoas que cometeram crimes maiores ou igualmente graves que não foram julgados ou se tornaram presos domiciliares. Então, não é Justiça quando um lado perde e o outro recebe favores. Creio que ele não consegue se candidatar, porque a mídia cai muito em cima contra uma pessoa que olha mais pelo povo. Ele fez coisa errada, sim. Mas ele mais melhorou o país do que prejudicou.
Juarez Dantas, 19 anos, estudante, mora em Recife
Não sei, com a visão atual do que é corrupção Lula roubou, sim. Isso é óbvio, mas outros políticos roubaram também e isso funcionou como um boicote para que Lula fosse condenado primeiro que eles. Eu acho que é isso, todos roubam e só Lula que todos estão indo contra ele para que seja preso. Provavelmente ele consiga sim se candidatar, espero que sim.
Gilberto Lima, 51 anos, vendedor autônomo, morador do Bom Jesus
O que eu acho é isso: se ele dever, tem que pagar. Agora, se não deve é injustiça e a gente quer justiça. Ele foi condenado, se eles estão julgando com justiça está certo, mas se for injusto é errado. Num acho que ele vai ser preso, não. Não sei se ele vai se candidatar, não. Será que tem condições? Porque você sabe, eu acho que é causa perdida. Não consegue porque a perseguição é muito grande contra ele. A esperança da nação pobre primeiramente é Deus, mas a nação pobre esperava muito que ele pudesse se candidatar e que se ele fosse candidato, ele ganharia. Mas como eles lá é quem mandam, que façam a justiça certa. E não a injustiça, como fizeram com Dilma.
Cícero Barros, 44 anos, vendedor autônomo, morador do Vila Bela
Eu acho a condenação de Lula uma injustiça, porque tem tanto ladrão lá dentro que pintou, que roubou e tudo, e não teve condenação. E ele que foi uma pessoa como um pai para o país, que foi um bom presidente e se preocupou com as pessoas mais pobres, as pessoas menos favorecidas e fizeram essa injustiça contra ele, fizeram essa perseguição. Foi uma panela que fizeram para derrubá-lo, mas eu acredito que ele vai sair dessa e torço por ele. Acredito que nunca existiu e nem vai existir um presidente melhor que ele. É muito difícil ele conseguir se candidatar por causa da perseguição em cima dele, mas estamos torcendo por ele para que consiga se candidatar e dê a volta por cima.
Eunice Ferreira, 61 anos, cozinheira, moradora do Ipsep
Eu achei terrível, achei errado isso. Porque esses outros políticos fizeram de tudo, roubaram e não foram presos e por que só Lula foi condenado a 12 anos e um mês de cadeia? Eu acho muito errado isso aí, mas ele disse que pode recorrer, não pode? Eu acho que ele recorrendo vai voltar e ser o nosso presidente. Ele vai ser o nosso presidente e nós aqui mesmo votamos nele. Que ele se candidate, porque se ele não se candidatar não vai ter voto aqui para os outros. Nem eu, nem Lúcia, nem Carlos e meu esposo também não. Nos outros, não. Só Lula! E esse tal de Bolsonaro? Bolsonaro vem aí… mas ele já perdeu para nós.
Rosa do Carmo, 45 anos, cozinheira, moradora do Bom Jesus
O que fizeram com Lula foi uma injustiça, porque Lula não merece o que estão fazendo com ele. Se tem muito deputado corrupto no Brasil, Lula querem botar em um meio desses, mas ele não pode ir para o lugar dele. Por causa que Lula não é um presidente, não. Ele é um pai para a pobreza. Tá entendendo? Ele consegue sim se candidatar esse ano, se Deus quiser ele vai conseguir. Porque tem mais pobre no mundo do que os ricos e os ricos não dá valor a pobre. os pobres é que dão valor a Lula. Então, Lula vai ser candidato de novo, com fé em Deus.
59 comentários em Em Serra Talhada, população desaprova condenação de Lula