A caçada a Lula começou há muito tempo na política brasileiraPor Luiz Saramago, morador de Serra Talhada

Publicado às 04h40 desta quinta-feira (15)

A lula é o prato principal do cardápio da política brasileira. A carne nobre dos mares tem sofrido intensa caçada de predadores poderosos. Falta pouco para prendê-lo e servi-lo aos tubarões da elite, sedentos por carne de Lula fresca, empanada ou não.

A pessoa-marisco com a maior força eleitoral do país vai ser presa às vésperas da eleição. Isso é um fato quase consumado. Os supremos Cármen Lúcia e Edson Fachin autorizaram a temporada de caça.

Lula foi condenado por um Triplex que ele iria receber. Ele pensou, foi lá, visitou, tirou foto, Marisa gostou, ele também, mas acabou não se concretizando a propina. Contudo, o molusco teve a intenção, então deve ser culpado, concluíram as excelências.

Além do mais, tem o sítio em Atibaia, que deve ter o metro quadrado caríssimo, já que roubou tanto. Também comprou pedalinhos e recebeu por palestras duvidosas. Quem vai pagar pra ouvir o presidente mais popular do Brasil desde Vargas?

A discussão não é se Lula roubou ou não. É se o processo investigativo-jurídico(-midiático) que vai tirar o primeiro colocado nas pesquisas à presidência da república é justo, imparcial ou político?

A condenação é questionada por vários juristas não necessariamente petistas. Deixando para os especialistas a discussão jurídica, resta expor os atos políticos dos predadores.

O caráter de caçada política da investigação começou a despontar no dia em que o juiz-caçador Moro divulgou o grampo ilegal de Lula e Dilma. Além de outras gravações não necessariamente a ver com os ilícitos.

Mas a caça já havia começado há muito tempo, com direito a condução coercitiva ao vivo por todos os ângulos. As manifestações políticas a favor da caça a Lula tinham a simpatia do juiz-caçador, que se emocionava com as homenagens.

Tivemos ainda coletiva com power point para ilustrar como a Lula conduziu todo o oceano para a retirada do Pré-Sal. Petróleo esse agora com nova lei de exploração, graças às mudanças políticas extra-urnas. Uma das maiores reservas descobertas no século XXI. Trilhões de dólares em ouro negro.

O marisco foi acusado de líder de organização criminosa da boca pra fora pela Lava Jato, mas formalmente denunciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O uso dos oligopólios midiáticos pelo Judiciário e Java Jato, e vice-versa, foi o tempero que dourou o ponto da Lula para ser servida viva. A digestão promete ser tranquila.

Os cínicos só querem comer a Lula e não se importam se o abate respeitou os direitos dos animais. A gula política justificou a caçada desde o início.

Com a lula fora dos mercados, quem sabe o consumidor não elege os tucanos?

Resta saber se a jararaca da Lula vai deixar filhotes.