Do JC Online

A família de Prince pediu a Donald Trump que não use a música do falecido cantor em suas reuniões públicas, como ocorreu em várias ocasiões, embora a lei esteja ao lado do presidente americano.

“Os herdeiros de Prince nunca deram sua permissão ao presidente Trump ou à Casa Branca de utilizar canções de Prince e pediram que parem imediatamente todo uso”, tuitou Omarr Baker, meio-irmão de Prince Rogers Nelson, o verdadeiro nome do artista.

Continua depois da publicidade

Contactado pela AFP, o comitê de campanha de Trump não respondeu.

Segundo a imprensa americana, a equipe de campanha de Trump usou a música mais conhecida do cantor, Purple Rain, em várias reuniões.

Outras críticas
Prince se soma assim a uma longa lista de artistas cujos herdeiros ou eles mesmos solicitaram ao presidente que não utilize suas músicas em atos públicos.

Os Rolling Stones, Adele, Neil Young, R.E.M., Aerosmith e Queen, assim como os herdeiros de George Harrison, denunciaram o uso de suas obras durante encontros republicanos.

A família do falecido tenor italiano Luciano Pavarotti também criticou o uso de Nessun Dorma, famosa ária de Turandot de Puccini, em atos de Trump.

Continua depois da publicidade

Os políticos americanos podem obter permissão das associações de direitos autorais que os dispensam de solicitar a permissão explícita aos cantores e grupos envolvidos.

O direito americano prevê a possibilidade de um artista pedir que sua música não seja utilizada caso considere “que a campanha dá a entender que o músico (…) apoia o candidato”, segundo a associação americana da indústria do disco (RIAA na sigla em inglês).

Vários artistas, entre eles a banda Queen, ameaçaram entrar com uma ação na justiça para impedir o uso de suas canções em atos políticos republicanos, mas ninguém colocou a promessa em prática.