'O Jazigo é preocupação iminente', diz deputado
FOTO: MAX RODRIGUES/FAROL

Publicado às 14h30 desta sexta-feira (24)

O estado de precariedade da barragem do Jazigo em Serra Talhada, construída na década de 1980, gerou preocupação entre os integrantes da Comissão Especial instalada na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), criada para monitorar a situação de barragens em vários municípios do estado, após o desastre de Brumadinho (MG). A comissão visitou, nessa quinta-feira (23), além do Jazigo, a barragem de Serrinha.

Em entrevista na manhã desta sexta, ao programa Frequência Democrática, na rádio Vila Bela FM, o presidente e relator da comissão, o deputado Antônio Moraes (PP), disse – diante do que foi verificado – que “o Jazigo é uma preocupação iminente”. Especialmente, frente ao estado em que se encontra a parede de contenção do açude, que recebe pressão dinâmica da água.

O parlamentar orientou as autoridades municipais – como vereadores – e a população em geral, com base na conclusão do seu relatório, a protocolar junto à Justiça Federal um pedido de recuperação urgente das barragens do Jazigo e Serrinha. Moares lembrou que esse procedimento funcionou em Caruaru, no Agreste.

“Vamos fazer esse relatório o mais rápido possível, quero terminá-lo em no máximo 15 dias. A preocupação maior é o Jazigo porque ele está vazando. No caso da barragem de Serrinha, ela está com 26% da capacidade e não tem essa pressão toda na parede. Mas o Jazigo está com 98% então é uma preocupação iminente. Realmente preocupa bastante”, constatou Antônio Moraes. A barragem do Jazigo tem vazão para 15 milhões de metros cúbicos.

Participando da entrevista, o deputado Rogério Leão, reforçou o caráter apartidário desta pauta. “Nós temos que nos preocupar, porque é um volume de água muito grande. Então, tenho certeza que após o relatório do deputado Antônio Moraes, nós vamos trabalhar em parceria – [nestas horas] tem que ser apartidário, porque é um problema que afeta todos os serra-talhadenses”, complementou Leão.

Fotos  de 2019 tiradas pelo Farol antes da cheia do Jazigo

'O Jazigo é preocupação iminente', diz deputado

'O Jazigo é preocupação iminente', diz deputado