Publicado às 13h17 deste sábado (1)
Por Adelmo Santos, Poeta e escritor, membro da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL)
Em 1951, há 68 anos atrás, essa linda atriz com seu sorriso implacável, contagiou a plateia na tela do Cine Art. Serra Talhada estava em festa, foi um banho de emoção com Anu (comunicador) anunciando num carro de som pelas ruas, a inauguração do Cine Art, com o filme “Romance em Alto Mar”, que era a grande atração.
Era um filme norte-americano de 1948, do gênero “Comédia Musical” e estrelavam Doris Day e Jack Carson.
Nesse filme, Michael e Elvira Kent se amam muito, mas extremamente ciumentos, cada um pensa que o outro tem um caso extraconjugal. Quando da passagem do terceiro aniversário de casamento, Elvira vai a uma agência de viagens a fim de programar um cruzeiro até o Rio de Janeiro. Lá, ela conhece Georgia Garrett, uma cantora pobre que se diverte planejando viagens que jamais terá condições de realizá-las.
Era o primeiro filme de Doris Day e um dos melhores da sua carreira. Apesar dela ser apenas o quarto nome do elenco, o filme transformou-a em estrela, tanto do cinema quanto do rádio. Doris Day era uma cantora e atriz americana, que faleceu recentemente, no dia 13 de maio de 2019, aos 97 anos de idade.
O CINE ART
O Cine Art foi um dos primeiros cinemas de Serra Talhada, e tinha 400 acentos, uma lanchonete e uma sorveteria. Nessa época o cinema ficava na Rua Agostinho Nunes Magalhães, em frente à loja A Majestosa.
A cidade era pequena, aparentemente calma, o trem corria na linha, o motor velho iluminava. De qualquer ponto da cidade, as pessoas escutavam as chamadas dos cinemas Arte e Plaza, as badaladas do sino da matriz, e a hora que o trem passava. Não tinha televisão, só os cinemas traziam momentos de diversão.
Assim foi a Doris Day que por aqui fez história com o filme “Romance Em Alto Mar”, inaugurando o cinema Cine Art. Aqui em Serra Talhada muitos Serra-talhadenses guardam ela na memória. O Cine Art foi fechado em 1979, logo após a morte de Zefinha Gomes, que era a sua proprietária.
2 comentários em O Cine Art e a relação com atriz americana