
Segundo Nogueira, a entrega das sacas do alimento já chegaram em algumas cidades, mas quem determinou a distribuição em certos municípios específicos foi a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), e não a Secretaria Estadual de Agricultura. Agricultores pretendem ocupar a sede do IPA em Serra Talhada como forma de pressionar o governo para que o alimento chegue à cidade. “O IPA não tem nada haver com isso. Se tiverem de fazer protesto procurem um órgão federal”, rebateu Fernando Nogueira.
O Governo do Estado, explica o gestor do IPA, foi o único no País a disponibilizar recursos para fazer o transporte do milho. “Cabe unicamente à Conab determinar onde o alimento será entregue. Nós não somos responsáveis por esse direcionamento. Agora, creio que o milho chegou primeiro à Petrolina porque aquela região é onde tem maior número de animais”, avaliou Fernando Nogueira. Ele acredita que o milho deva chegar em Serra Talhada até essa sexta-feira (7).
FIQUE POR DENTRO
O Governo Federal havia liberado 4 mil toneladas de milho no primeiro semestre deste ano para Pernambuco, que saíram do município de Porteirão, em Goiás, no Centro-Oeste do País. A Conab deixou a cargo do Governo de Pernambuco fazer a distribuição, que disse ter disponibilizado R$ 2 milhões para viabilização do transporte para a entrega dos alimentos. Mas, até então, nada do milho chegar em Serra Talhada. Uma das primeiras cidades beneficiadas foi Petrolina, onde o secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, em outras épocas, conseguiu votos para ser vereador e deputado estadual. Segundo o deputado Manoel Santos, o milho também já teria chegado em Afogados da Ingazeira e Salgueiro, onde as prefeituras são geridas pelo PSB, de Eduardo Campos.
16 comentários em MILHO: IPA rebate deputado e alerta: “se forem protestar, façam num órgão federal”