Publicado às 17h45 desta quarta (23)
Um pré-candidato a vereador ligado ao grupo de oposição em Serra Talhada levou a público esta semana uma grave denúncia de contratação de parentes da secretária de Educação, Marta Cristina, na gestão municipal. Em nota à imprensa, nessa terça-feira (22), Ernando Pereira revelou supostos casos de nepotismo de Marta para além de uma rede de parentelas, abrangendo também amigos pessoais. O pré-candidato cobra providências urgentes do governo Luciano Duque.
“Eu critico a gestão municipal por contratações de cabide de empregos para familiares e amigos da secretaria de Educação a senhora Marta Cristina, que tem pessoas que estão contratadas na secretaria da Educação, um deles é irmão da secretária, que é da cidade de Brejinho; os encarregados de obras são os dois irmãos da secretária. A secretaria adjunta que é da cidade de Betânia e o esposo da secretária adjunta é pedreiro de Betânia. O responsável do setor de compras é o sobrinho da secretária, e é cidade de Brejinho”, disse Ernando, alertando para mais casos:
“A auxiliar na cozinha é da cidade de Sertânia, estudante de engenharia da cidade de Petrolândia. Gostaria de saber da gestão do prefeito Luciano Duque, se não temos profissionais qualificados na área de pedreiro, pintores, até mesmo encarregados e auxiliares de serviços gerais na cozinha da Educação. Não quer dizer que essas pessoas a qual foram citadas as funções, elas não sejam merecedoras, são sim sem sombra de dúvidas. Só que a gestão Municipal deveria ter um olhar voltado a população de Serra Talhada. Porque a gestão quando está em cima do palanque, faz suas promessas de empregos visando votos e não cumpre, e depois vão atrás de pessoas em outras cidades circunvizinhas, a pedido de amigos e apadrinhados”.
O QUE DIZ MARTA CRISTINA?
Em nota também à imprensa, Marta Cristina disse que “as pessoas citadas na denúncia prestam serviços à Secretaria de Educação através de empresa contratada para realização de serviços de consultoria técnica de engenharia, sendo de responsabilidade da empresa o cargo exercido por cada um de seus funcionários”. Leia a resposta na íntegra.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Em virtude do meu compromisso honrosamente firmado com a Secretaria de Educação de Serra Talhada e com este município, assim como em atenção a todos os seus munícipes e à imprensa local, venho, por meio deste, esclarecer alguns pontos em decorrência de fatos equivocadamente noticiados ao meu respeito, neste 22 de outubro de 2019. Sem delongas, afirmo que em todo o meu histórico enquanto servidora pública busquei, como tal, estar ao dispor da sociedade de maneira escorreita e idônea, sempre agindo conforme a legalidade e, mais que isso, segundo aquilo que julgo ser correto.
Assim, ciente do meu trabalho e dos meus atos enquanto Secretária de Educação deste município, não posso compactuar nem permitir que ideias e julgamentos equivocados acerca de minha atuação se propaguem. Se jamais angariei vantagens pessoais em razão da minha função, tampouco o faria para favorecer outras pessoas, familiares ou não, consoante noticiado.
Ademais, pelas experiências de minha vida profissional, que muito me somaram conhecimento, tenho ciência de todas as possíveis responsabilizações que me seriam devidas caso violasse os princípios administrativos e o conjunto normativo que rege o serviço público.
O denunciante, na sua acusatória, afirma que há um grande número de servidores, não serra-talhadense, prestando serviços à Secretaria de Educação. Pois bem, vale esclarecer que temos empresas prestadoras de serviços específicos, e que por sua vez, contratam mão de obra qualificada para realização dos mesmos. Não cabe o município interferir nas contratações da empresa prestadora de serviços, apenas, então somente dos contratados do município.
As pessoas citadas na denúncia prestam serviços à Secretaria de Educação através de empresa contratada para realização de serviços de consultoria técnica de engenharia, sendo de responsabilidade da empresa o cargo exercido por cada um de seus funcionários, não sendo negligenciado nenhuma ação de controle por parte da secretaria, onde comprova que qualquer investimento tem a assinatura de um engenheiro formado e capacitado para o cargo que ocupa.
Todos os profissionais que realizam serviços em prédios vinculados à Secretaria de Educação fazem parte do quadro de funcionários de uma empresa contratada para esse fim, através de processo licitatório. Aproveito para reiterar que não há irregularidade nesta prática. Afirmamos que não há nenhuma irregularidade na contratação de nenhum profissional citado, ou por não fazerem parte do quadro do município, ou por serem de empresas terceirizadas.
Está claro que o denunciante não tem propriedade na veracidade das informações que motivou sua denúncia e que já foram, muito bem, aqui esclarecidas. Mas não é só isso, posto que jamais me permitiria quebrar a confiança que Serra Talhada depositou em mim, através do Prefeito Luciano Duque e sua equipe.
Diante disso, quero apenas ratificar o meu respeito, amor e gratidão por exercer aqui a função de Secretária de Educação. E, por fim, desejo que as boas ações e resultados que temos alcançado possam virar, dignamente, pauta de novos noticiários, como simples e fiel reconhecimento ao trabalho que a nossa grandiosa equipe vem desenvolvendo em prol deste município.
Atenciosamente,
MARTA CRISTINA PEREIRA DE LIRA FONTE
Secretária Municipal de Educação de Serra Talhada
69 comentários em Marta Cristina é acusada de nepotismo em ST