Publicado às 15h27 desta quinta-feira (24)
Após o Farol replicar a matéria do Blog do Elielson, intitulada: “Rodrigo Novaes leva turismo ao declínio”, a Secretaria de Turismo de Pernambuco emite uma nota minuciosa sobre o que seria a situação do Turismo em Pernambuco. Confira os esclarecimentos:
1) O Mapa do Turismo é uma construção do governo federal, por meio do Ministério do Turismo. O Governo do Estado não se baliza por ele para definir as suas ações de estruturação e capacitação dos destinos e muito menos tem qualquer gerência por aprovar ou desaprovar a inclusão ou desligamento de qualquer município no Mapa. O município que cumpre requisitos previstos por legislação federal, integra o programa; o município que não cumpre com suas tarefas, não entrega os documentos solicitados, nem mantém ativo o seu conselho de turismo, não faz parte do Mapa. Cabe a cada município, portanto, criar instâncias de governança, ter em funcionamento o seu conselho municipal e cumprir com os prazos estipulados pelo Ministério do Turismo.
2) Sobre a terceira frequência Recife-Madri da Air Europa, vale ressaltar que a ligação extra foi conquistada nesta gestão, e estava, desde o seu início, programada para acontecer no período de alta temporada. O Estado volta a operar, como sempre foi, sem prejuízo, com duas frequências semanais para Madri. Acerca do voo da Air Europa, é preciso acrescentar ainda que a companhia aérea espanhola sinalizou que o excelente resultado em ocupação do voo extra em 2019 já a leva a planejar transformá-lo em voo regular em 2020.
3) Sobre a empresa alemã Condor, que opera do Recife para Frankfurt, na Alemanha, é importante destacar que a empresa enfrenta crise financeira e foi socorrida pelo governo alemão, deixando de operar em todo o Brasil. Isso foi anunciado desde o início do ano.
Ainda com relação ao turismo do Estado, complemento as informações apresentando os excelentes índices do Aeroporto do Recife, que superou o fluxo de passageiros no ano, de janeiro a fim de setembro, com relação a 2018. O Aeroporto se consolida como o mais movimentado do Nordeste, com margem em relação ao de salvador, segundo colocado, de 700 mil passageiros. Sobre esta pauta, aproveito e anexo release divulgado esta semana:
Aeroporto do Recife já recebeu mais de 6 milhões de pessoas em 2019
O Turismo de Pernambuco tem registrado um importante avanço dos mercados doméstico e internacional em 2019. Em estudo realizado pelo Setor de Estudos e Pesquisas da Empetur, a partir de dados disponibilizados pela Polícia Federal, foi registrado aumento de janeiro a setembro, com relação ao mesmo período em 2018. Até o dia 30 de setembro, a movimentação de passageiros no Aeroporto do Recife foi de 6.373.665 pessoas.
Os dados ratificam o terminal da capital pernambucana como o de maior movimentação no Nordeste e o segundo do País entre os que são operados pela Infraero. Apenas o aeroporto de Congonhas (SP) supera o do Recife em fluxo de passageiros.
Com relação ao turismo internacional, as notícias também são bastante animadoras, especialmente com relação ao número de desembarques de uruguaios e espanhóis. Entre os meses de janeiro e setembro de 2019, o número de turistas do Uruguai que desembarcaram no Aeroporto do Recife cresceu 52% em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior.
Entre os visitantes espanhóis, o aumento foi de 32% no mesmo período. Os resultados consolidam o Uruguai no 3º lugar entre os países emissores de visitantes para Pernambuco, atrás apenas de Argentina (1º) e Portugal (2º).
“A evolução apresentada no mercado internacional é uma mostra de como as ações promocionais da Setur e da Empetur têm sido eficazes para o turismo do Estado”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer do Estado, Rodrigo Novaes.
MAIS BONS RESULTADOS
Por falar em espanhóis no Recife, o secretário anuncia também boa notícia para Pernambuco. A Air Europa, empresa que opera voo direto Recife-Madri, irá tornar regular a terceira frequência da rota, que em 2019 funcionou de abril a setembro. A decisão é fruto de excelente resultado na ocupação da ligação neste ano.
A Azul, que tem seu hub no Estado, também anuncia mudanças. Depois de reduzir as ligações diretas para Orlando e Fort Lauderdale na baixa temporada e devido à alta do dólar, a aérea comunicou que nos meses de dezembro e janeiro, as seis frequências semanais para os Estados Unidos (4 para Orlando e 2 para Fort Lauderdale) serão retomadas, agora de maneira permanente. Os voos já estão à venda no site da companhia.
2 comentários em Rodrigo rebate “declínio no turismo” de PE