Mãe pede ajuda para trocar prótese em STPublicado às 03h40 desta terça-feira (13)

Após vencer um tumor maligno e ficar sem a visão de um dos olhos aos 8 anos, a jovem Maria Joice da Silva, de 16 anos, enfrenta uma batalha para trocar sua prótese ocular que custa em média R$ 1.700.

Em conversa com o Farol de Notícias, a mãe da menina, Maria Ilza da Silva, 39 anos, agricultora, moradora do distrito de Varzinha, contou que até 2017 o SUS custeava o procedimento, mas desde então a troca que impede que o olho de Joice afunde tem sido custeada pela própria família.

“O SUS estava cobrindo, mas agora não quer dar mais. Eu não estou em condição de trocar, todo ano eu estava trocando, mas esse ano eu não estou em condição. Quando era pequena criou um tumor, fez um tratamento em Recife e todo ano tem que trocar a prótese, como ela vai crescendo a prótese diminui. Agora, a médica exigiu que tem que trocar e eu não tenho condições, por isso estou pedindo ajuda”, explicou Maria Ilza.

Maria Joice está no 9º ano do Ensino Fundamental II e sonha vir cursar seu Ensino Médio na zona urbana de Serra Talhada. Sua mãe ainda falou sobre o medo que a garota tem de agravar a situação de seu olho e não poder viver como uma adolescente normal.

“Ela se desespera e uma vez me disse: ‘mainha não deixa isso acontecer. Se for preciso eu vou pedir com a senhora, mas se meu olho fechar eu não saio nem de casa’. Eu não posso fazer isso com a menina. A gente continua indo para Recife, faz tratamento na Fundação Altino Ventura, no Hospital Osvaldo Cruz e na Pró-Ocular. Já está fora de tratamento, mas todo ano tem que trocar a prótese. Por isso eu vim pedir essa ajuda, eu tenho vergonha, mas não tenho mesmo como pagar, infelizmente”, finalizou.

SAIBA COMO AJUDAR

Os interessados em ajudar Maria Joice e Maria Ilza podem entrar em contato com a família através do telefone (87) 99946-3226 / pelo WhatsApp (87) 98153-9805 ou ainda realizar depósito na Conta Poupança Caixa Econômica Federal | Agência 0914 | Operação 1288 | C.P. 984753161-2. Em nome da família o Farol de Notícias agradece a todos os faroleiros e faroleiras que se solidarizarem com a causa.