Cardiologistas alertam para riscos do calor em ST

Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 0340 desta quarta-feira (27)

Apesar das pancadas de chuva que chegaram no Sertão neste fim de semana, a sensação de calor intenso não amenizou em Serra Talhada e as temperaturas têm atingido até 38º C. A reportagem do Farol de Notícias foi em busca de parceiros especialistas para saber como a população tem reagido ao calor intenso, quais os riscos que o período pode provocar na população. Também procuramos dicas para manter-se saudável e bem hidratado na temporada de ‘quentura’.

O médico cardiologista e proprietário da Cardiomed, Murilo Gondim, acredita que a exposição excessiva ao sol intenso tem levado mais pacientes ao seu consultório nos meses de outubro e novembro. No entanto, clinicamente, há diversos fatores que se somam para levar ao desenvolvimento de problemas cardíacos. Dr. Murilo também tranquilizou a população com relação ao mito que calor é uma causa direta de infartos.

“O frio causa vasoconstrição, já o calor causa vasodilatação. Na prática a gente nota o aumento de problemas cardiovasculares nesse período de calor, por conta da exposição ao calor excessivo. Trabalhar na agricultura, na rua sem se hidratar pode causar a queda da pressão e consequentemente levar a desmaios, mal estar, tontura. Para levar a um infarto seria necessário uma alteração importante do vaso”, detalhou o médico completando:

“A vasodilatação causada pelo calor sem hidratação adequada pode causar insolação, problemas neurológicos. É mais comum acontecer infarto no frio, por causa da vasoconstrição que pode atingir uma artéria que já tem uma placa (de gordura) e diminui o lúmen (cavidade do vaso ou artéria) daquele vaso e isso faz com que a irrigação diminua e cause a isquemia tanto cerebral Cardiologistas alertam para riscos do calor em STquanto cardiovascular. Além disso, a perda de líquido, a desidratação faz com que aumente a viscosidade do sangue. O sangue se torna mais espesso e lento. De forma indireta, a vasodilatação pode levar de forma indireta a algum transtorno cardiovascular”.

PRECAUÇÕES

A água é sempre o melhor pedido para manter o corpo bem hidratado. Já bebeu água hoje? Segundo o cardiologista Waldir Tenório, a alimentação saudável é a principal aliada para combater problemas de saúde nos serra-talhadenses. Cardiopatas e idosos merecem uma atenção especial e deve-se evitar ao máximo comidas gordurosas.

“O consumo de comida gordurosa também deve ser evitado nesta época do ano. Isso porque alimentos desse tipo contribuem para que o fluxo sanguíneo fique concentrado no sistema digestivo, o que pode gerar insuficiência circulatória em outras regiões do corpo e uma bela congestão. Para evitar queda de pressão, entre os pacientes que necessitam de vasodilatadores, é passar por uma reavaliação médica. Pacientes idosos são mais sensíveis às mudanças de temperatura do que os mais jovens. Porém, uma consulta é fundamental em ambos os casos. No calor, capriche na hidratação e converse com o cardiologista”.

ALIMENTOS ALIADOS

Atenção a alimentação e a hidratação foram os dois principais pontos apontados como primordiais para enfrentar com qualidade de vida o tempo seco. A redação, então, procurou a nutricionista Isabel Magalhães para saber quais alimentos podem nos manter hidratados e saudáveis nesta época do ano.

Cardiologistas alertam para riscos do calor em ST“A água ajuda a regular a temperatura corporal e é de extrema importância para o funcionamento dos órgãos. É necessário prestar atenção aos sinais do corpo. Devido ao calor excessivo nesta época do ano, o corpo tende a perder uma quantidade maior de líquidos, correndo o risco da desidratação. Para evitar esse quadro, uma ótima estratégia é a ingestão de líquidos associado ao consumo de alimentos que ajudem a hidratar o organismo. É importante lembrar que nada substitui a ingestão de líquido, porém a mesma deve ser aliada a outras estratégias nutricionais. Entre elas podemos citar:

– Incluir frutas nos lanches (morango, abacaxi, pera, maçã, banana, laranja, melancia, melão e outros);
– Aumentar o consumo de verduras e legumes;
– Consumir alimentos leves durante o dia;
– Água de coco ou água saborizada com frutas e ervas também são excelentes opções para fugir da monotonia”.