Diretor do Hospam dá detalhes sobre UTIPublicado às 14h55 desta sexta (1

Em entrevista ao programa Frequência Democrática, na rádio Vilabela FM nessa quinta-feira (28), o diretor do Hospam em Serra Talhada, João Antônio, detalhou como o hospital irá se preparar para instalar 5 leitos de UTI direcionados ao tratamento de casos graves da covid-19.

Ele voltou a ressaltar que o Hospam já conta com 11 ventiladores mecânicos – 10 deles enviados esta semana pelo Governo do Estado – para 14 leitos disponibilizados visando atender pacientes infectados com o novo coronavírus.

“A gente recebeu 10 ventiladores mecânicos e já tinha um locado. E aí a gente quer fazer o seguinte: hoje temos 14 leitos na unidade respiratória para internamento [no Hospam]. Desses 14 leitos queremos converter 10 leitos para estes 10 ventiladores, certo? E desses 10 leitos com ventilador a gente quer fazer a divisão, 5 leitos para tratamento semi-intensivo com ventilador e 5 leitos de terapia intensiva, que é de UTI. E aí é o aparato completo de uma UTI, nesse primeiro momento”, disse João Antônio, detalhando:

“Então, se houver a necessidade, na medida do tempo que a demanda aumente ou que a demanda de pacientes graves aumente, aí a gente pode pensar na readaptação para aumentar de 5 leitos de UTI até a quantidade máxima de 10 [leitos de UTI]. Mas inicialmente para começar a colocar para funcionar esses leitos com ventiladores mecânicos, acredito que até quinta ou sexta-feira da próxima semana estarão tudo funcionando no máximo, 5 deles serão de semi-intensiva, e 5 serão de UTI”.

CHEGARAM MONITORES CARDÍACOS

Nesta sexta-feira (29), João Antônio também comemorou o envio de 11 monitores cardíacos para o Hospam, enviados pela Secretaria Estadual de Saúde, também para ala da covid-19. “Recebemos da Secretaria Estadual de Saúde o total de 11 monitores cardíacos que serão utilizados na Unidade Respiratória do Hospam. Com isso, estamos caminhando para a implantação total e completa dos leitos para pacientes com Covid-19. A instalação já iniciou e a previsão de conclusão é para a próxima semana”, adiantou.