Do Folhape

A partir da próxima segunda-feira (6), estará liberado em Pernambuco o retorno dos treinos de modalidades esportivas individuais que possam ser realizados em parques, praias e orlas marítimas ou fluviais. O anúncio desse aval foi feito nesta quinta-feira (2), pelo secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio. Agora, os municípios devem organizar seus cronogramas, uma vez que há situações distintas em relação à epidemia do novo coronavírus nas quatro macrorregiões do Estado.

Essa volta, no entanto, deve seguir os protocolos sanitários estabelecidos no Plano de Convivência a Covid-19 do Governo do Estado, como o distanciamento social e as medidas de higiene (lavagem das mãos e uso do álcool em gel a 70%). Os atletas só poderão tirar a máscara na hora do treino, devendo utilizá-la em todos os outros momentos. Aqueles que apresentarem sintomas gripais deverão guardar isolamento.

Continua depois da publicidade

Além do protocolo sanitário geral do Estado, as modalidades também têm diretrizes específicas, elaboradas em parceria com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e com o apoio de federações esportivas. Entre as recomendações a serem seguidas, estão a desinfecção dos materiais e equipamentos de uso compartilhado após cada manuseio e a aferição de temperatura antes do acesso aos espaços/equipamentos esportivos. Fora isso, a orientação é para que mantenham em atividade ou treinamento remoto os atletas, paratletas e profissionais enquadrados no grupo de risco da Covid-19.

Natação e atletismo no Santos Dumont

Gerido pelo Estado, o Parque Santos Dumont, localizado em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, já tem um protocolo para reabrir a pista de atletismo e o parque aquático para atletas de alto rendimento a partir de segunda-feira, independente do cronograma ainda a ser anunciado pela Prefeitura do Recife. O parque ficou completamente fechado desde os primeiros dias de abril, quando foi anunciado o decreto estadual que proibia o acesso a praias, parques e orlas em todos os municípios pernambucanos, até a segunda quinzena de junho, após a liberação desses locais para atividades como corrida, caminhada e ciclismo. A pista de cooper, então, foi aberta para a população, mas os espaços para treinos esportivos, não.

Como o acesso a clubes e associações ainda segue proibido, as equipes de natação que tiverem interesse em usar a piscina do parque aquático devem enviar uma solicitação para a secretaria executiva de Esportes do Estado, que criou um comitê exclusivamente para organizar essa demanda. Isso pode ser feito direto ou por intermédio da Federação Aquática de Pernambuco (Fepa). O mesmo acontece com os profissionais do atletismo. Por enquanto, essas áreas estarão liberadas apenas para atletas, ficando o retorno das escolinhas para um momento posterior.

“É um passo importante para a gente retomar a prática das atividades esportivas. Esperamos em breve anunciar novas medidas”, disse Fred Amancio. O gestor reforçou a importância de seguir os protocolos, já que as liberações estão diretamente ligadas aos indicadores da saúde usados como base no Plano de Convivência (número de novos casos da Covid-19, de óbitos e demanda por internamento hospitalar). Se nas próximas semanas for mantida a tendência de estabilização da epidemia no Estado, há a possibilidade de ampliação das liberações para modalidades coletivas.