Clientes não respeitam regras de isolamento nos bares de STPublicado às 04h10 desta quarta-feira (19)

Com informações de Josi Souza

No primeiro fim de semana após a liberação de bares e restaurantes no chamado ‘novo normal’ em Serra Talhada, em função da pandemia do novo coronavírus, a maioria dos bares não respeitou as regras básicas de distanciamento impostas pelo decreto estadual. Foram muitas reclamações que chegaram a redação do Farol, de pessoas preocupadas com o avanço a Covid-19 na capital do xaxado, que já ultrapassou 2.800 casos positivos.

“Não vi nada de isolamento. Muita aglomeração, mesas lotadas, e até gente dançando. Ninguém está respeitando nada”, disse um leitor, que pediu anonimato, após visitar um ‘point’ de Serra Talhada, mas, segundo ele, recusou permanecer no local.

Em conversa com a reportagem, a Secretária de Saúde, Natália Regalatto, esclareceu que os estabelecimentos que vendem comidas podem funcionar e no decreto não há nenhuma restrição quanto a proibição de bebidas, mas reforça que o serviço de bar, em si, ainda não foi liberado. Afirmou ainda que a Vigilância Sanitária fiscalizou alguns estabelecimentos durante o fim de semana e constatou que os proprietários recomendam e sinalizam o distanciamento, mas está difícil da população cumprir.

”As pessoas estão confundido a liberação do decreto. A reabertura de bares não foi liberada, foi apenas restaurantes e estabelecimentos que vendem comidas, como alguns vendem abriram e no decreto não consta nenhuma informação que proíba venda de bebidas. Mas os que abrirem precisam ter cautela e as pessoas consciência. A Vigilância Sanitária fez rondas de fiscalização e os proprietários falaram que as pessoas não respeitam o distanciamento, mesmo isolando. elas juntam mesas e cadeiras”, lamentou Natália Regallato.