Do NE10 Interior

Foto: Paulo Daniel/ JC IMAGEM

O diagnóstico precoce do câncer de mama é fundamental para o tratamento da doença antes que ela de desenvolva para um estágio avançado. Para isto, é recomentado que mulheres realizem mamografia anualmente e, no mês do outubro, é realizada a campanha Outubro Rosa, para incentivar a realização deste exame de imagem, que é capaz de identificar os nódulos nas mamas antes de serem palpáveis, ou seja, no estágio inicial.

Por isso, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), referência nacional no tratamento oncológico, intensificou as ações da campanha “Outubro Rosa o Ano Inteiro”, lançada em agosto, e oferece a mamografia gratuitamente durante todo o ano, de segunda a sexta-feira. O exame é oferecido para mulheres com idade acima dos 40 anos de idade.

Continua depois da publicidade

Desde o lançamento da campanha em agosto, o HCP ampliou a oferta diária de exames de 50 para 70 e ainda firmou parceria com a startup recifense TI Saúde, que disponibilizou uma plataforma online para facilitar a marcação. Podem fazer a marcação as mulheres dentro da faixa etária e que não tenha feito o último exame a menos de um ano.
Como agendar?

As pacientes interessadas em agendar o exame podem acessar o site do Hospital de Câncer de Pernambuco, realizar o cadastro e escolher o dia e horário disponível. Na data marcada, a paciente deve dirigir-se ao setor de raio-x do hospital com os documentos originais em mãos.

“É muito importante que a mulher faça sua mamografia. Quanto mais cedo for detectada a doença, maior a possibilidade de um tratamento menos invasivo e maior a chance de alcançar a cura”, ressalta o superintendente-geral do HCP, Hélio Fonsêca.

Detecção precoce

Uma dos grandes objetivos da campanha é o auto exame para uma detecção precoce do câncer. Pois se descoberto em fases iniciais, na maioria dos casos, é possível tratamentos menos agressivos e maior chance de sucesso. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

É recomendado pelo Ministério da Saúde que a mamografia de rastreamento seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. No exame é possível identificar alterações suspeitas de câncer antes do surgimento dos sintomas, ou seja, antes que seja palpada qualquer alteração nas mamas.

Continua depois da publicidade

Dados

Uma das doenças que mais atacam as mulheres é o câncer de mama. Em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com a doença. No Brasil são cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. E se estimam mais de 66 mil novos casos para 2021. Como é o câncer que mais mata, foram registrados 18.068 mortes de brasileiras em 2019.

Causas

Não existe apenas uma causa para a doença, são vários fatores de risco para que ela aconteça, como: Obesidade e sobrepeso, história familiar de câncer de ovário, primeira menstruação antes de 12 anos, uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona), entre outros. Mas atenção, a presença de um ou mais desses fatores de risco não significa que a mulher terá necessariamente a doença.