
Publicado às 13h50 desta sexta-feira (5)
Após a matéria publicada no Farol nessa quinta-feira (4) ”Viúva teve mais de R$ 70 mil furtados em ST” (relembre aqui) a Caixa Econômica Federal, por meio Assessoria de Imprensa emitiu uma nota oficial informando que monitoram seus serviços, que a cliente fez a contestação junto ao órgão e em respeito ao sigilo bancário, o resultado das investigações serão informados diretamente a cliente. A nota também lista uma série de cuidados que os usuários devem ter para não serem vítimas de fraudes.
NOTA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Prezados (as)
A CAIXA informa que monitora seus produtos e serviços e atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos e na prevenção a fraudes e golpes.
O banco esclarece que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência da CAIXA. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação.
A cliente realizou pedido de contestação das operações. Em respeito ao sigilo bancário, o resultado será informado diretamente à cliente.
A CAIXA orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. O banco orienta ainda que os clientes não aceitem ajuda de terceiros nas salas de autoatendimento.
O banco reforça os principais cuidados que devem ser observados:
✅ A CAIXA não possui serviço de motoboy, portanto, não recolhe cartões bancários do cliente, mesmo que inutilizados. Também não pede que o cliente digite ou informe senhas.
✅ Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites, ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas.
✅ Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário.
✅ Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.
✅ A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual.
✅ A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar.
✅ A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).
O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet (www.caixa.gov.br/seguranca).
Em caso de dúvidas, os clientes têm à sua disposição os canais de atendimento ao cliente CAIXA, tais como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma de suas agências (www.caixa.gov.br/atendimento).
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa da CAIXA
caixanoticias.caixa.gov.br | @caixa | [email protected]
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