Com a confirmação de que o secretário Israel Alves da Silveira continua no governo Luciano Duque; é certo que a atual secretária de Saúde, Socorro Brito, também vai permanecer no cargo. Muito mais por méritos próprios do que pela influência do prefeito Carlos Evandro, seu esposo e confidente familiar. É incontestável o trabalho feito pela atual secretária e os avanços conquistados neste período. Como exemplo, a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para Serra Talhada. Um bom combate feito exclusivamente pela gestora da saúde.

Entretanto, a coisa vai mudar de figura em 2013 e a secretária vai ter que se moldar aos novos tempos. Durante o governo Carlos Evandro, Socorro Brito foi uma espécie de ‘coringa’ na gestão exitosa do prefeito. Atuava com força nos bastidores, exercia com disciplina o cargo de primeira-dama, intervia nas festas populares e até opinava em outras secretarias. Claro, visando o bem-estar do governo num exercício republicano em sintonia com ‘Carlão’, que sempre dava a última palavra.

O cenário muda a partir de janeiro e Brito será forçada a retornar a normalidade, sob pena de iniciar um processo de desgaste do prefeito eleito Luciano Duque. Ou seja, cada um em seu quadrado. Socorro Brito terá que se render ao projeto político-administrativo de Duque. Sem privilégios. Como bem costuma dizer o prefeito Carlos Evandro: “Sem calçar sapato alto”. A sociedade vai cobrar isto de Luciano Duque.