Secretaria nega falha na Central de regulação de STPublicado às 13h23 desta terça-feira (28)

Nessa segunda-feira (27), o Farol publicou matéria sobre o caso de  Josilene Maria da Silva, 49 anos, moradora do bairro Vila Bela, em Serra Talhada (relembre aqui). Em denúncia, ela relatou que precisa de uma cirurgia e aguarda autorização há 4 meses

A reportagem entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada, que enviou uma nota de esclarecimento nesta terça-feira (28).

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a senhora Josilene Maria da Silva foi até a Central de Regulação no dia 31/08/2021, onde passou por uma avaliação com o médico regulador.

No entanto, a cirurgia que ela necessita é de caráter eletivo e devido à pandemia da Covid-19, o Governo do Estado havia decretado a paralisação de todas as cirurgias eletivas em Pernambuco por um determinado período.

Após a liberação das cirurgias eletivas, a Central de Regulação tinha uma pequena quantidade de cirurgias em demanda reprimida, sendo que as mesmas foram sendo liberadas seguindo a ordem de chegada ao setor.

No ano de 2021 até o mês de Novembro, foram realizadas aproximadamente 1900 cirurgias, totalizando aproximadamente 158 procedimentos por mês.

Portanto, não houve qualquer tipo de falha da Central de Regulação, uma vez que estamos seguindo o fluxo pela ordem em que os laudos foram recebidos.

Ressaltamos que o serviço oferecido é apenas em caráter eletivo. Logo, situações de urgência devem ser encaminhadas ao Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (HOSPAM).

Att.
Secretaria Municipal de Saúde de Serra Talhada