Do JC Online / Blog do Jamildo

O Blog de Jamildo teve acesso aos detalhes do concurso público com quase 3.700 vagas para a Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco. O termo de referência mostra os cargos disponíveis na seleção pública, os requisitos para cada ocupação e o processo seletivo de cada cargo.

Como o blog noticiou, o Governo de Pernambuco escolheu o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), como organizador do concurso.

Continua depois da publicidade

Segundo o governador, o certame vai ofertar vagas para professores de todas as disciplinas da Educação Básica, Educação Profissional, Educação Especial e para o Conservatório Pernambucano de Música, além de vagas para analistas em gestão educacional.

Ao todo, são 3686 vagas, dispostas da seguinte maneira:

Professor: 3.043 vagas

Professor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras): 28 vagas

Professor brailista (nível superior): 29 vagas

Professor brailista (nível médio): 18 vagas

Analista em gestão educacional: 500 vagas

Assistente administrativo educacional: 68 vagas

As 3.043 vagas para professor se dividem desta forma: 2.907 vagas são para professores da educação básica, 101 para professores do conservatório de música e 35 para professores da educação profissionalizante.

Vale lembrar que, conforme exige o artigo 97 da Constituição do Estado de Pernambuco, 5% do total de vagas ofertadas de cada edital será reservado para pessoas com deficiência.

Confira abaixo como será o processo seletivo para cada cargo. Lembrando que as provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, deverão ser constituídas de 120 itens para julgamento, de Certo ou Errado, abrangendo conhecimentos básicos e específicos, a serem definidos no edital de abertura.

Continua depois da publicidade

Veja os cargos disponíveis para as 3.700 vagas em PE

Locais de prova do concurso público

Os locais das provas objetivas e discursivas, com exceção do Recife, ainda não foram definidos. Mas o concurso prevê que deve ser escolhido, como local de prova, no mínimo um município em cada Gerência Regional de Educação (GRE).

Enquanto isso, a prova prática de música vai ocorrer somente no Recife. Já a prova prática da educação especial será realizada em quatro cidades, que dividem da seguinte forma as Gerências Regionais de Educação:

Recife: Recife Norte, Recife Sul, Metropolitana Norte e Metropolitana Sul

Limoeiro: Mata Norte, Mata Centro, Mata Sul e Vale do Capibaribe

Caruaru: Agreste Centro Norte, Agreste Meridional, Sertão do Moxotó-Ipanema e Sertão do Alto Pajeú

Petrolina: Sertão do Submédio São Francisco, Sertão do Médio São Francisco, Sertão Central e Sertão do Araripe