Do Jornal do Comércio
Neste domingo (7), a Polícia Civil de Pernambuco, por meio de equipe da Força Tarefa de Homicídios/DHPP, registrou o feminicídio de uma mulher de 35 anos. O crime teria ocorrido no sábado (6), dentro de um apartamento no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife.
O corpo foi encontrado com indícios de ferimento causado por disparo dearma de fogo. O Instituto de Criminalística foi acionado. A investigação será conduzida pela 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios/DHPP. Mais detalhes não podem ser fornecidos no momento”, informou, em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Pernambuco.
O feminicídio registrado neste domingo ocorre no mesmo dia em que a Lei Maria da Penha completa 16 anos. A legislação criou mecanismos para enfrentar e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Feminicídio em Pernambuco
O balanço do primeiro semestre de 2022 da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) mostra que, entre janeiro e junho deste ano, a polícia somou 39 feminicídios no Estado. A média é de uma morte a cada quatro ou cinco dias.
O número é 27,8% menor em relação ao primeiro semestre de 2021, quando 54 feminicídios foram contabilizados em Pernambuco.
Também referente ao primeiro semestre deste ano, segundo SDS, 19.889 mulheres procuraram as delegacias de Pernambuco para prestar queixas de algum tipo de violência doméstica (como ameaça ou agressão, por exemplo). Isso significa que, em média, cinco boletins de ocorrência foram registrados por hora. São 109 pedidos de socorro diários.
No mesmo período de 2021, a polícia somou 20.276 queixas de violência doméstica em Pernambuco. Houve queda de 1,91% nos registros neste ano.