Ativistas são presos ao atacarem quadro Moça Com Brinco de PérolaDo Metrópoles

 

Três ativistas climáticos acabaram presos após uma ação contra o quadro Moça Com Brinco de Pérola, no Museu Mauritshuis, na cidade holandesa de Haia, nesta quinta-feira (27/10).

Um dos integrantes chegou a usar uma cola para grudar a cabeça no quadro pintado por Johannes Vermeer, em 1665. Eles vestiam camisetas do grupo de ativistas Just Stop Oil, que reivindica a interrupção de produção de novos combustíveis fósseis.

Veja o vídeo do momento pelo link: https://content.jwplatform.com/previews/l4Eliztx

 

As imagens mostram que um dos militantes do grupo jogou um líquido vermelho, semelhante a molho de tomate, sobre o ativista grudado no quadro. Além disso, esse segundo grudou a própria mão na parede ao lado da obra de arte.

Veja também:   Fundação vai capacitar 30 jovens como guias

De acordo com o site da emissora holandesa NOS, três pessoas foram presas. O museu informou que a obra não foi danificada, mas divulgou um comunicado afirmando que a arte é indefesa e repudiando veementemente tentativas de danificá-la para qualquer finalidade.

 

Ataques em sequência

 

Ações de ativistas com obras de arte têm se repetido em um intervalo de poucos dias. Em 24 de outubro, a estátua de cera do Rei Charles III, do Reino Unido, recebeu uma “tortada na cara” por integrantes do grupo.

Veja também:   Jovem é estuprada às margens da BR-232

Um dia antes, militantes jogaram purê de batata na obra Grainstacks, de Claude Monet.

O quadro Moça Com Brinco de Pérola é famoso internacionalmente. A obra inspirou um livro da escritora Tracy Chevalier, de 1999, e um filme de 2003, em que a protagonista foi interpretada por Scarlett Johansson.