Publicado às 16:50 desta terça-feira (6)
O mercado de aplicativos está explodindo no Brasil. A base de usuários no Braisl é muito jovem, com uma idade média de 32 anos. Assim, os proprietários de smartphones estão a buscar cada vez mais os aplicativos online no dia-a-dia.
Por isso, dos apps de compra aos de fitness, muitas empresas de negócios estão publicando novos aplicativos otimizados para o mercado brasileiro. Um exemplo de sucesso são os cassinos online – como o Cassino Vulkan Vegas. Eles estão colhendo recompensas ao fornecer aplicativos para Android e iOS junto com seus sites móveis. A seguir, abordamos algumas categorias extremamente populares atualmente.
Aplicativos financeiros em ascensão
Os downloads de aplicativos financeiros no Brasil ultrapassaram 693 milhões em 2021. Isso significa um crescimento de downloads de 91% de 2 anos. . O Brasil foi um dos mercados que mais cresceu, 175% nos últimos 4 anos.
Globalmente, os downloads de aplicativos financeiros saltaram para 5,9 bilhões de usuários. Contribuindo para o crescimento deste mercado, em especial na LATAM, está presente a disposição dos consumidores em experimentar alternativas aos bancos de varejo, como os neobanks.
Estes novos bancos tendem a ser mais acessíveis para aqueles sem crédito excelente. Além disos, oferecem recursos personalizados mais adequados para necessidades específicas. As estrelas em ascensão no Brasil em 2021 foram players como:
- Banco PAN,
- iti Itaú: pagar e receber,
- C6 Bank,
- Nubank; e
- Bitz;
Todos estes ficaram entre os 5 melhores em downloads de destaque entre os aplicativos financeiros para iOS e Google Play.
O mercado de jogos do Brasil está crescendo – 4,5 bilhões de downloads de aplicativos de jogos
Um adicional de US$ 75 milhões em gastos do consumidor em jogos em 2021 no Brasil, totalizou US$ 571 milhões. Em 2021, jogos de sucesso, em especial o Roblox e Genshin Impact, cresceram consideravelmente. Eles passaram ao topo dos gastos do consumidor, ao oferecer uma experiência premium de gráficos semelhantes aos dos consoles diretamente dos celulares.
Jogos Hyper Casual como Hair Challenge e Bridge Race foram os principais impulsionadores de downloads, Mas 2021 viu alguns IPs bem conhecidos, como Pokémon UNITE e PUBG: NEW STATE, obtendo grandes ganhos em downloads e uso.
A categoria de jogos definida pela loja de aplicativos que mais cresceu foi os jogos de Arcade e Ação, aumentando em US$ 20 milhões adicionais – ou 11% A/A – no Brasil, para um total de mais de US$ 189,4 milhões em gastos com jogos. Alguns jogos notáveis em ascensão entre os jogos de Arcade e Ação incluem Free Fire e Call of Duty: Mobile. Estes, inclusive, se classificaram entre os 5 jogos de destaques da categoria de Arcade e Ação no Brasil em 2021.
Comércio de eletrônicos
Como as empresas brasileiras são normalmente favorecidas pelos utilizadores, as empresas estrangeiras costumam fazer parcerias. Esta é a abordagem adotada por marcas como Apple e Burberry.
Os brasileiros tendem a favorecer negócios on-line locais, incluindo plataformas latino-americanas dominantes, como Mercado Livre, Americanas.com e Magazine Luiza. Não é a toa que o crescimento delas tem sido significativo. Em 2021, a receita de compras através do e-commerce foi de R$ 161 bilhões, mais que o dobro de 2019 e quase 30% a mais que 2020.
Alguns dos sites mais populares no Brasil lojas físicas locais que possuem plataforma online. Já lojas de variedades e roupas, como o Shopee e Shein, cresceram durante a pandemia.
Aplicativos de comida
As preocupações atuais estão impactando a natureza das compras online no Brasil. Alguns dos novos gastos on-line são específicos da categoria, com maiores gastos em itens relacionados à saúde e alimentos ocorrendo on-line.
Em comum com outras economias desenvolvidas, isso reflete que as pessoas estão comendo menos e cozinhando em casa para si mesmas. Também significa que preferirem pedir mantimentos para entrega em vez de ir à loja.
Segundo informações do Relatório dos Setores de Comércio Electrónico no Brasil, o Ifood, maior aplicativo de comida no Brasil, está entre os 7 aplicativos mais acessados do país.
Comércio de variedades
Os consumidores brasileiros responderam às preocupações econômicas de longa data investindo mais tempo em compras de pechinchas e também mudando a maneira como compram; comprando a granel para economizar dinheiro em geral. Ambas as atividades são habilitadas pela internet. Estes consumidores usam dos aplicativos de variedade, para poderem encomendar compras de acessórios, itens para casa, peças de roupas e até mesmo eletrônicos.
Sites como Shopee e Aliexpress aumentaram a sua popularidade consideravelmente. O primeiro tendo mais de 172 milhões de visitas apenas para Android, enquanto o último é o 6º aplicativo mais acessado do país. Mesmo com as taxas de importação, muitas vezes estes aplicativos oferecem preços mais baratos do que dentro do mercado brasileiro.
Portanto, não há dúvida de que futuro dos aplicativos está aliado no e-commerce e métodos de pagamentos online. Dos boletos aos parcelamentos em cartão de crédito, as formas de pagar são fundamentais para os aplicativos que desejam expandir e oferecer recursos premium.