Argentina e Croácia duelam para seguirem vivos

Do Diario de PE

A grande final da Copa do Mundo do Catar conhecerá seu primeiro representante nesta terça-feira (13). Argentina e Croácia chegam para o decisivo duelo após garantirem suas classificações em duelos emocionantes nas quartas de final, que foram decididos apenas na disputa de pênaltis. A primeira semifinal do Mundial de 2022 acontecerá no estádio Lusail, que receberá mais um público gigante, às 16h.

Buscando o tricampeonato, a Argentina chega sob o comando de Lionel Messi, que aos 35 anos e em sua quinta Copa do Mundo, segue sendo decisivo e importantíssimo na campanha de sua seleção. Em caso de gol diante da Croácia, o camisa 10 se tornará o jogador argentino com mais gols na história dos Mundiais, ultrapassando o ex-atacante Gabriel Batistuta. No momento, os dois balançaram as redes dez vezes.

Melhor jogador dos hermanos no torneio, Messi é o artilheiro do time com quatro gols em cinco jogos, além de ter distribuído duas assistências. A última delas aconteceu justamente contra a Holanda, quando o craque acertou um passe fantástico para deixar o lateral Molina na cara do gol. Apesar de terem aberto uma vantagem de dois gols, os argentinos sofreram o empate no último lance e só garantiram classificação na disputa por pênaltis.

Para mais uma partida decisiva, o técnico Lionel Scaloni deve ter o retorno de Ángel Di María. O ponta da Juventus, que formará o ataque com Álvarez e Messi, entrará na vaga de Lisandro Martínez, desfazendo o esquema com três zagueiros. Já a Croácia de Zlatko Dalic deve repetir o mesmo time que eliminou o Brasil em um dos maiores triunfos da história da seleção croata, que busca chegar em sua segunda final consecutiva de Copa do Mundo.

Regidos por Luka Modric no meio de campo, que mesmo aos 37 anos segue jogando em altíssimo nível, a Croácia chega na semifinal após duas disputas de pênaltis nas fases anteriores, quando eliminou o Japão após um empate em 1 a 1, e repetiu o mesmo resultado diante da seleção brasileira. Autor do gol diante do Brasil, Bruno Petkovic, seguirá no banco, tendo Kramaric, artilheiro do time como dois gols, no comando ofensivo.

Qualquer que seja o vencedor do duelo, o resultado já pode ser considerado histórico. Em caso de vitória argentina, Lionel Messi, em sua provável última Copa, terá mais uma chance de disputar uma final e vencer seu primeiro Mundial, se colocando ainda mais no posto de um dos melhores da história do futebol.